FETCEMG acompanha o Fórum Transporte Sustentável, na FENATRAN


A coordenadora do programa DESPOLUIR para o Transporte de Cargas em Minas Gerais, Amália Xavier, acompanhou o Fórum Transporte Sustentável (FTS), realizado no dia 6/11, no Espaço de Conteúdo da FENATRAN. 

O Fórum Transporte Sustentável é um ambiente pensado para discutir os principais temas relacionados a estratégias ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança) no transporte de cargas, passageiros, logística e mobilidade. Por meio de cases e iniciativas de sucesso implementadas no setor, os principais aspectos ligados à sustentabilidade são abordados em debates e painéis por especialistas e profissionais da área, buscando apontar soluções sustentáveis para o ecossistema de transporte, apresentando práticas que estão disponíveis e que podem ser adotadas pelas empresas.

A programação começou com o painel "Os caminhos da descarbonização do transporte de cargas", que contou com as presenças do diretor de implementação do C40 Cities, Gabriel Tenenbaum; do analista de transportes do Sistema Transporte, Gustavo Willy Froitzheim; da membra do Comitê Consultivo do HUB de Biocombustíveis e Elétricos do Pacto Global, Patricia Acioli. Na oportunidade, o analista do Sistema Transporte  apresentou dados sobre a renovação de frota de caminhões, destacando os ganhos ambientais e os investimentos financeiros necessários para sua implementação. Segundo ele, mais da metade da frota de caminhões com cadastro ativo no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) tem mais de 13 anos. “E a renovação desses veículos teria um custo líquido estimado de R$ 529,54 bilhões, resultando em um ganho ambiental de 80,5% em relação ao cenário atual", informou Willy.

O segundo painel tratou dos "desafios dos caminhões com baixas emissões", e contou com as participações da gerente de marketing e de produto da IVECO, Aline Rovath; do gerente de vendas de soluções frotistas da Scania, André Gentil; do gerente executivo de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Argel Franceschini; do head de sustentabilidade da Volvo, Bruno Vasconcellos; do CEO TEVX Higer, Carlos Eduardo de Souza; do gerente sênior de Marketing Caminhões, Marcos Andrade; e da gerente executiva de Product, compliance & regularity affairs da Cummins, Suellen Gaeta. 

Na sequencia, foram debatidas as vantagens do ESG nas transportadoras, com o sócio-fundador da VirtuGNL, José de Moura Jr.; o diretor comercial da Coopercarga, Leandro Rocha; o presidente da Gabardo, Sérgio Gabardo; e a diretora de ESG da Reiter Log, Vanessa Pilz.

Por fim, o presidente do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável, Professor Márcio D'Agosto, falou sobre como as empresas podem fazer o inventário de emissões. 

"Foi um encontro muito bom, que enriqueceu nossa compreensão sobre como as tecnologias estão moldando o setor, e nos apresentou os avanços e desafios na busca por alternativas de transporte mais limpas e eficientes. Existem muitas formas das empresas avançarem na gestão sustentável de suas operações e no monitoramento dos resultados. Certamente, muitos saíram desse encontro com idéias que vão contribuir para o avanço na direção de uma logística mais limpa e responsável. O futuro chegou!", destacou Amália.