eSocial obrigatório para todos
A nova plataforma do eSocial entrou em atividade no dia 8 de janeiro para cerca de 14 mil empregadores do país. Até o mês de julho, todas as empresas e orgãos públicos deverão utilizar a platafoma para informes trabalhistas, previdenciários e tributários.
Mas o que é o eSocial?
O eSocial é um projeto inovador do Governo Federal, que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazenando-as em um ambiente nacional online, substituindo diversas obrigações acessórias existentes atualmente. Com isso, há simplificação dos processos e significativos ganhos de produtividade para a economia brasileira, além do aumento da garantia dos direitos dos trabalhadores.
Por meio do sistema, as empresas passam a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores (como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS) geridos pela Caixa Econômica Federal, INSS, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Receita Federal do Brasil.
No período entre 8 de janeiro e 28 de fevereiro deste ano, o sistema recebeu apenas as informações cadastrais dos empregadores e as informações relativas às suas tabelas, tais como estabelecimentos, rubricas, cargos, etc. Somente a partir de março será possível o envio dos eventos não-periódicos. A partir daí, será possível fazer os ajustes necessários na qualificação cadastral dos funcionários, por exemplo.
Cabe lembrar aos empregadores que não há obrigatoriedade de envio dos dados necessariamente nos primeiros dias; a empresa pode fazer os eventuais acertos necessários em seus sistemas internos, bem como se utilizar do ambiente de produção restrita para seus testes, para só depois começar a enviar informações à base nacional.
Canal para tirar dúvidas
Nos próximos dias, estará disponível no portal do eSocial o canal “Fale Conosco”, no qual serão recebidas as dúvidas e críticas sobre o sistema. Destaca-se que o canal não fornecerá respostas individuais, porém, as perguntas serão catalogadas e publicadas com as respectivas respostas no “Perguntas Frequentes”, valendo, então, para todos os contribuintes.
O envio das informações em fases se dá em atendimento do governo às solicitações de empresas e de confederações participantes do projeto, com o objetivo de facilitar a adoção dos novos procedimentos. Também, com a centralização das informações de forma consistente, o eSocial amplia a capacidade de fiscalização do Estado e pode auxiliar de forma mais efetiva na formulação de políticas públicas do país.
Veja as principais orientações:
Os eventos devem ser transmitidos unicamente por meio de sistemas próprios dos empregadores (ou seus contadores) via Web Service. Não há uma página web com interface gráfica, nos moldes do Módulo Doméstico.
As empresas que queiram contestar sua obrigatoriedade em utilizar o eSocial em janeiro de 2018, pois não se enquadram nos critérios da Resolução nº 3 do Comitê Diretivo do eSocial, deverão entrar em contato com os órgãos integrantes por meio do link "Contestação de Obrigatoriedade ao eSocial". O mesmo procedimento se aplica para empresas que estão obrigadas a prestar informações mas não constam na relação do primeiro grupo.
Cronograma de implantação
Etapa 1 - Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões
Fase 1: Janeiro/18 – Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas
Fase 2: Março/18 – Nesta fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos
Fase 3: Maio/18 – Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento
Fase 4: Julho/18 – Substituição da GFIP (Guia de Informações à Previdência Social) e compensação cruzada
Fase 5: Janeiro/19 – Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador
Etapa 2 - Demais empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas (que possuam empregados)
Fase 1: Julho/18 – Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas
Fase 2: Setembro/18 – Nesta fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos
Fase 3: Novembro/18 – Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento
Fase 4: Janeiro/19 – substituição da GFIP (Guia de informações à Previdência Social) e compensação cruzada
Fase 5: Janeiro/19 – Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador
Etapa 3 - Entes Públicos
Fase 1: Janeiro/19 – Apenas informações relativas aos órgãos, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas
Fase 2: Março/19 – Nesta fase, entes passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos) Ex: admissões, afastamentos e desligamentos
Fase 3: Maio/19 – Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento
Fase 4: Julho/19 – Substituição da GFIP (guia de informações à Previdência) e compensação cruzada
Fase 5: Julho/19 – Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança
Capacitação no Setcemg
No dia 3 de abril, o consultor Arthur Salzmann, estará no Setcemg para falar sobre o “eSocial no transporte de carga”. “Neste curso, serão apresentadas as principais obrigações trabalhistas alteradas pelo eSocial, com foco na operação de transporte de cargas”, explica Salzmann. Inscreva-se aqui.
Com informações da NTC&Logística