ENTIDADES REIVINDICAM MELHORIAS EM ESTRADAS QUE CORTAM MINAS EM DEBATE NA ALMG


Dona da maior malha rodoviária do País, com mais de 20 mil quilômetros de estradas pavimentadas, Minas Gerais enfrenta desafios para a conservação e o desenvolvimento das suas rodovias. As más condições de grande parte das estradas mineiras foram criticadas por especialistas e representantes de entidades do setor na primeira parte do debate público “Rodovias mineiras: perspectivas e soluções”.

Para reverter essa situação, reconhecida pelo próprio secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno Souza, o governo pretende investir R$ 1,5 bilhão este ano e ampliar as concessões iniciativa privada.

O debate, promovido pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ao longo do dia 28 de agosto, teve o objetivo de viabilizar o diálogo entre autoridades, lideranças e a sociedade civil na busca de soluções para a infraestrutura viária do Estado. Lideranças do setor de Transporte, como o presidente da CNT, Vander Costa; o presidente da FETCEMG, Sérgio Pedrosa; o vice-presidente do SETCEMG, Adalcir Lopes; e o coordenador da COMJOVEM Centro-Oeste, Hudson Rabelo; participaram do debate.

Vander Costa reforçou a defesa de dois pontos: a necessidade de maior investimento público e privado em obras de infraestrutura nas rodovias brasileiras e a importância de os novos contratos de concessão preverem a adoção de sistema eletrônico de livre passagem em pedágios, o free flow.

Em outro painel, Adalcir Lopes falou sobre a segurança nas rodovias: “Precisamos de gestão nas rodovias para reduzir o número de acidentes e de roubos”, sintetizou o vice-presidente do Setcemg. Segundo ele, houve um enorme investimento em tecnologia, em veículos e em treinamento, além de modernização na legislação, sem que a infraestrutura acompanhasse essa evolução.

No terceiro e último painel, o potencial das parcerias entre os setores privado e público para desenvolver a infraestrutura de transporte do Estado foi o destaque. O presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa, defendeu o modelo de privatização das estradas, mas lamentou que as praças de pedágio só aceitem dinheiro e não pagamento eletrônico.

O coordenador do Núcleo da Comjovem do Centro Oeste Mineiro, Hudson Mateus Almeida Rabelo, explicou que a entidade articula jovens empresários do setor de transporte rodoviário de cargas e já atua há 15 anos. Ele ressaltou que o investimento em transporte beneficia toda a sociedade. “Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que o frete é 31% mais caro por causa da má qualidade das estradas do País. Então isso traz prejuízo para todos, não apenas para o setor”, declarou.

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Com informações da ALMG

Fotos: Daniel Protzner