Empresários mineiros se reúnem com Urubatan Helou
O empresário Urubatan Helou, fundador da Braspress Transportes Urgentes, esteve em Belo Horizonte nesta sexta-feira (26) para um bate-papo com empresários mineiros em mais uma edição do Café com Palestra do Setcemg, realizado no Hotel Ouro Minas. O evento contou também com a presença do presidente do Setcesp, Manoel Souza Lima Júnior, do presidente da Fetcemg, Vander Costa, e de executivos da filial de Contagem da Braspress.
“Quando assumi a presidência do Setcemg, descobri que a maior dificuldade é atrair o empresário para conversar. O Urubatan é uma referência no setor e uma das suas características é a intensa participação dele nas entidades representativas, como o Setcesp e a NTC&Logística. Espero que suas palavras inspirem os empresários mineiros dos ganhos que podemos ter ao apoiar as entidades do setor”, afirmou o presidente do Setcemg, Sérgio Pedrosa na abertura do evento.
Urubatan falou sobre o cenário e as perspectivas para o transporte de cargas no Brasil. Ele apresentou dados de todos os modais do transporte no país em comparação com as maiores economias do mundo e reforçou a importância da união entre os empresários. “Não somos concorrentes, somos colegas, empresários que fazem uma maratona para sobreviver. Hoje o país é padrasto do empreendedorismo e da iniciativa privada, vivemos em um clima hostil. Não podemos expor nossas empresas e as entidades de classe trabalham pelo coletivo”, afirmou.
Sobre o mercado do TRC, o empresário destacou o foco no negócio como a chave do sucesso. “Nosso negócio é a especialização. No transporte, não dá pra fazer clínica geral. São muitos segmentos e não dá pra fazer de tudo bem feito", comentou. Outro tema abordado pelo empresário foi a tributação no setor e a comercialização. “Temos uma carga tributária de 56%, direta ou indireta. Um setor pulverizado como o nosso faz com que, muitas vezes, não tenhamos a capacidade de repassar para nossos preços toda a carga tributária”, disse.
Urubatan finalizou a conversa afirmando que todos os empresários iniciam seus empreendimentos pensando em ficar ricos, no entanto este não pode ser o foco do negócio, e sim, sua consequência, quando se trabalha com determinação, buscando a perfeição e as oportunidades. "Temos que ser muito bons no que escolhemos fazer", finalizou.