Empresários debateram perspectivas, tendências e oportunidades no Congresso Paulista do TRC


Evento foi realizado juntamente com o Encontro Regional Comjovem

De 16 a 18 de junho, a FETCESP realizou o 14º Congresso Paulista do TRC e o III Encontro Regional ComJovem São Paulo nos dias, no Grande Hotel Campos do Jordão (SP). Participaram mais de 200 pessoas entre lideranças do setor, empresários e jovens executivos de diversas regiões do Estado de São Paulo e do país.

O evento foi um momento de debate sobre o atual momento do setor, as perspectivas, tendências e oportunidades. “O transporte rodoviário de cargas, obviamente, foi gravemente atingido pela crise que vivemos. É de fundamental importância nos prepararmos para o enfrentamento das graves consequências da crise em nossas empresas, a queda no faturamento e de rentabilidade da atividade, a ociosidade de nossos equipamentos e de nosso pessoal, a concorrência predatória decorrente do desespero de muitos empresários”, analisou o presidente da Fetcesp, Flávio Benatti, na abertura do congresso.

Benatti ainda destacou importância das entidades sindicais. “Neste momento de crise e recessão, precisamos estar unidos para enfrentar as condições adversas e também para adotar as condutas compatíveis com a retomada do crescimento, em especial as de natureza comercial para a preservação da saúde das nossas empresas. Sabemos que são muitas as frentes do nosso trabalho em defesa das empresas do transporte de cargas, da concorrência leal e saudável que assegure resultado positivo da atividade. Acredito que o fortalecimento de nossas entidades será de fundamental importância para alcançarmos os resultados que são do interesse do empresário de transporte. Entendo ser extremamente relevante para atingir tal objetivo adotar como estratégia a união dos empresários para o fortalecimento do nosso sistema de representação sindical, não deixando qualquer espaço para que ocorram divisões do setor para o seu enfraquecimento”, comentou.

O diretor geral da Agência Nacional de Transportes (ANTT), Jorge Bastos, participou do evento representando o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa. Na oportunidade, Bastos informou que, em breve, serão adotadas as medidas para implantar os tags nos veículos e completar as fases do recadastramento dos veículos do transporte rodoviário de cargas. Ele destacou, ainda, ser importante promover o cadastro dos veículos de frota própria para obter a real dimensão do setor.

Participaram do Congresso Paulista do TRC e do Encontro ComJovem São Paulo 2016, os vice-presidentes da Fetcesp, Carlos Panzan e Urubatan Helou; os presidentes de sindicatos do estado de São Paulo, Tiojium Metolina (Setrans); Natal Arnosti Júnior (Setcata); Sérgio Rubens Figuerôa Belmonte (Setcata); Munir Zugaib (Sindbru); José Alberto Panzan (Sindicamp); Roberto Caro Varella (Sindisan); Aldo Evandro Zulini (Sindetrap); André Juliani (Sindecar); Antonio Carlos Fernandes (Setcapp); Ivanildo Clemente Ribeiro (Sindetrans); Natal Antônio Plácido (Setcarso); Kagio Miura (Setcarp); Tayguara Helou (Setcesp) e Laércio Lourenço (Sindivapa).

Também estiveram no evento o presidente da Associação Nacional de Transporte e Logística (NTC&Logística), José Hélio Fernandes; o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Vander Costa; e o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes da Bahia (Setceb), Antônio Siqueira.

Palestras

Palestrantes de renome abordaram temas atuais para os congressistas. O economista José Roberto Mendonça de Barros apresentou as perspectivas econômicas no Brasil, destacando que os problemas são graves e a retomada do crescimento anda vai demorar alguns anos. Ele apresentou três fases no cenário da política: o curto prazo, que se refere ao período de interinidade até a votação do afastamento da presidente em agosto; o médio prazo, que é o período de transição até 2018, no qual há uma recuperação do crescimento, mas ainda em patamares baixos; e o de longo prazo, que começará com a eleição de 2018, apontada por ele como a chance de alcançar o crescimento sustentado. “Não se trata de uma mudança de presidentes apenas, mas sim, da saída de um sistema de poder que vem desde 2003. Ademais, a mudança no sistema de poder significa o fim de um modelo de crescimento baseado em governo grande e economia fechada”, avaliou.

O engenheiro e coordenador do Programa Despoluir, Vinicius Ladeira, foi outro palestrante, e expôs o tema "Oportunidades sustentáveis e o Programa Despoluir". O programa, realizado desde 2007, promove e incentiva ações voltadas para a redução dos impactos ambientais do setor. Assim, gera benefícios para a qualidade de vida da população. O programa busca a conscientização de todos os atores envolvidos e tem, como resultados, a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

O administrador de empresas e consultor Carlos Alberto Julio abordou a "Gestão em momentos de crise". Comentou que não existe uma receita única para vencer os desafios, mas que cada um deve achar a sua e para isso provocou reflexões aos congressistas. Destacou que é preciso decidir hoje o que a pessoa quer para o seu negócio amanhã. Para conquistar o sucesso a pessoa precisa de ter foco, disciplina, ação e organização. Observou que nem sempre o empreendedor é um bom gestor e vice-versa Neste momento de crise alertou para evitar perder os talentos da empresa. Para se destacar no mercado sugeriu que as empresas busquem fazer melhor, o que faz bem e observou que a crise de qualidade hoje é gritante.

O professor e historiador, Leandro Karnal, falou de ética e corrupção no mundo contemporâneo. Em sua apresentação provocou nos participantes diversas reflexões sobre seus comportamentos éticos na vida pessoal e profissional. Lembrou que ética é o respeito ao espaço do outro e que estão nos pequenos gestos. Comentou sobre a tolerância ativa e a educação. Karnal ainda avaliou que o grande defeito para a quebra da ética é a vaidade, que mais perigoso que o sucesso. Observou que as pessoas éticas têm amigos. As pessoas não éticas têm cumplices.

O navegador Amyr Klink falou em sua apresentação sobre as oportunidades e superar desafios com criatividade ao contar suas viagens ao Polo Norte. Apresentou detalhes destas aventuras para expor os seus aprendizados e que são exemplos empreendedores e gestores de empresas. Ao narrar fatos que marcaram sua vida, Klink ficou evidente a importância de traçar metas e ter objetivos claros, buscar informações, planejar detalhadamente, analisar sempre os processos e ter criatividade. Também marcaram suas ações nas viagens a persistência e muita disciplina que garantiram a sobrevivência dele.

Workshop

Os jovens empresários e executivos fizeram uma reunião especial. A coordenadora nacional da Comjovem, Ana Carolina Jarrouge, falou sobre o desenvolvimento do grupo hoje formado por 29 núcleos e mais de 500 participantes. No Workshop o tema central foi sobre Programa de Dependência Química nas Empresas de Transportes. Na ocasião o assessor jurídico da FETCESP, Narciso Figueirôa Júnior falou de temas polêmicos da legislação sobre o exame toxicológico. Ana Carolina coordenou os debates que esclareceu muitas duvidas dos jovens empresários e executivos. No estado de São Paulo, os 10 núcleos instalados nos sindicatos regionais estiveram envolvidos no evento.

O Congresso Paulista e Encontro Regional Comjovem contaram com o apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Sest Senat, Despoluir e NTC&Logística e o patrocínio de Autotrac, MAN, Mix Telematics, Prosimulador e Petrobras.

Fonte: NTC&Logística