Empresa de cosméticos implanta projeto de transporte sustentável em quatro cidades
Até o fim de 2013 veículos elétricos serão utilizados em operações logísticas em São Paulo, Campinas (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro
A fabricante de cosméticos Natura está ampliando do uso de transportes sustentáveis nas operações logísticas. A companhia já contava com alguns veículos movidos a etanol, como dois caminhões para transportar produtos entre a fábrica em Cajamar (SP) e os centros de distribuição (HUB e CDSP) da empresa, e um ônibus fretado que leva parte dos seus funcionários de São Paulo até sua sede no interior paulista. A novidade agora é o uso de veículos elétricos como carros para carga, triciclos e bicicletas nas entregas dos produtos às consultoras.
Segundo Ricardo Faucon, diretor de serviço ao cliente da Natura, até o fim de 2013, estarão em operação nove veículos verdes distribuídos em diferentes cidades como São Paulo, Campinas (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro. Esse número deve aumentar em 2014.
Ainda em fase de teste, a iniciativa conta com a parceria de outras empresas. No Rio de Janeiro, a Natura conta com a FedEx Express para fazer suas entregas com veículo elétrico. A iniciativa da companhia de transporte expresso de introduzir veículos elétricos na operação brasileira faz parte de seu programa global de sustentabilidade desenhado para conduzir seu compromisso ambiental nas comunidades onde atua.
Em Campinas, o carro sustentável da marca Renault faz parte do programa de Mobilidade Elétrica da CPFL, realizado no âmbito de P&D da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que busca viabilizar a utilização de veículos elétricos em frotas empresariais nas cidades brasileiras, nos próximos cinco anos.
Já em São Paulo, Curitiba e Campinas, as transportadoras Direct e Dias Entregadora são responsáveis pelas bicicletas e triciclos elétricos, respectivamente. Com o apoio desses parceiros, a Natura passa a ser a primeira empresa a colocar em operação veículos elétricos para transporte de cargas no Brasil.
O projeto inovador possui duas metas: a eficiência operacional, que visa aumentar o número de entregas por dia com a mesma frota, e a redução da emissão de CO2, meta atrelada ao objetivo macro da Natura de reduzir em até 33% as emissões relativas de GEE (gases de efeito estufa).
Fonte: Portal Transporta Brasil
[caption id="attachment_7073" align="aligncenter" width="300"] Foto: Divulgação Natura[/caption]