Em parceria com a UFMG, Setcemg e Fetcemg promovem palestra internacional sobre Mobilidade Urbana em Belo Horizonte


Na segunda-feira, dia 21 de outubro, a Federação e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg e Setcemg), em parceria com a UFMG, trouxeram a Belo Horizonte o diretor do Centro de Excelência em Logística Urbana da Volvo, José Holguín Veras, para apresentar a palestra “Mobilidade Urbana: O projeto de entregas noturnas em Nova York – Referência para as cidades brasileiras”. O evento aconteceu na Escola de Engenharia da universidade e reuniu empresários do transporte, representantes de entidades do setor, especialistas em logística e varejistas.

Holguín Veras apresentou seu estudo sobre as entregas de cargas noturnas na cidade de Nova York, hoje referência no mundo inteiro. O projeto inovador concentra as entregas nos horários noturnos, com o objetivo de diminuir o congestionamento. A prática tornou a entrega de mercadorias em Nova York mais confiável, redesenhou a mobilidade urbana e proporcionou um melhor ambiente de negócios para todos os envolvidos.

De acordo com o especialista, para ter um bom resultado é preciso focar nas mudanças comportamentais, tanto de quem produz a carga, como de quem a recebe. “É preciso uma postura colaborativa de todos, e aí inclui-se principalmente os governantes, que devem articular uma boa gestão da demanda e fornecer incentivos para que a ideia avance”, comentou.

“A discussão sobre a modernização da infraestrutura de mobilidade urbana é urgente e desafiadora. A população necessita de ações e respostas urgentes ao cenário atual”, afirmou o presidente do Setcemg, Sérgio Pedrosa.

“Conhecer esse trabalho foi uma ótima oportunidade para quebrar paradigmas que temos com uma das grandes referências mundiais em logística urbana. O interesse pelo tema demonstra que Minas está atenta a esse gargalo, mas que também está no caminho certo para uma futura solução”, comentou o consultor técnico da Fetcemg e do Setcemg, Luciano Medrado.

Belo Horizonte tem hoje uma população de 2,4 milhões de habitantes e uma frota total de 1,3 milhões de veículos. Segundo dados divulgados pelo Observatório Urbano das Metrópoles, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), a capital mineira é a terceira pior cidade do país em mobilidade urbana.

[caption id="attachment_6340" align="aligncenter" width="300"] Foto: Núcleo de Comunicação Fetcemg/Setcemg[/caption]     [nggallery id=26] [divider top="0"]