Dicas de preservação do meio ambiente no transporte


Uma ação focada na preservação do meio ambiente e que pode ser feita dentro das transportadoras com grande engajamento da equipe é a coleta seletiva do lixo, um importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo.

É por meio dela que se recupera matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza.

Mas antes de fazer o descarte, é preciso REDUZIR o lixo, REAPROVEITAR aquilo que dá e só depois pensar em RECICLAR.

Existem alguns materiais que não podem ser reciclados e os mais conhecidos são:

  • Papeis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
  • Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
  • Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
  • Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.

Existem alguns materiais que são muito nocivos ao meio ambiente, como pilhas, baterias e objetos eletrônicos, quando descartados incorretamente poluem o solo, a água e às vezes até mesmo o ar de maneira significativa. Por isso, procure em sua cidade pontos de coletas desses materiais e faça o descarte correto e evitando a poluição.

Próximas paradas

No dia 26 de junho, o Setcemg, a Fetcemg e a COMJOVEM BH estarão na Transportadora Aluisio Pereira e na Transportadora Andrade, para realizar mais uma ação do Junho Verde.

 

Fonte: Portal eCycle