A 60ª edição do Prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais aconteceu nesta quinta-feira (10), restrita aos homenageados e com transmissão pela internet; Fetcemg e Setcemg apoiam a iniciativa e integram a comissão julgadora
DETRAN-MG HOMENAGEIA MOTORISTAS POR BOAS CONDUTAS PELO SEXAGÉSIMO ANO CONSECUTIVO
Nesta quinta-feira (10), o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) realizou em sua sede, em Belo Horizonte, a 60ª edição do Prêmio Motorista e Motociclista Padrão. A premiação tem como objetivo homenagear condutores que se destacaram por boas práticas e bons exemplos na direção dos veículos e, assim, valorizar e incentivar atitudes cidadãs no dia a dia no trânsito, de forma responsável, solidária e comprometida com a segurança viária.
Para garantir a segurança dos organizadores, comissão julgadora e agraciados, a solenidade seguiu todos os protocolos de segurança sanitários de enfrentamento da disseminação da pandemia pelo novo coronavírus. O público presente foi bastante restrito e a cerimônia transmitida ao vivo pelo Instagram da Polícia Civil de Minas Gerais – @pcmg.oficial.
Há muitos anos a Fetcemg e o Setcemg apoiam integralmente a iniciativa e participam da comissão julgadora para a escolha dos profissionais que atuam no transporte rodoviário de cargas. “A profissão de motorista deve ser sempre valorizada, pois esses profissionais possuem um papel muito importante para a sociedade, haja vista o abastecimento do país durante a pandemia. Por isso, toda iniciativa que visa valorizar essa categoria é apoiada pela Fetcemg e por todos os seus Sindicatos filiados”, afirma a gerente da Federação, Vanessa Borges. Ela representou a Fetcemg na cerimônia. O Setcemg foi representado por Elton Zandomênico, responsável pelo relacionamento com as associadas.
Vencedores na categoria Transporte de Cargas
Foram premiados na categoria Transporte de Cargas os motoristas Leonardo Miguel Santos Cotta (STEEL LOG – Comércio, Logística, Transportadora e Serviços Ltda), em 1º lugar; e Carlos Alberto de Assis Ribeiro (SESÉ Logística do Brasil Ltda), em 2º lugar.
Leonardo tem 45 anos de idade e atua profissionalmente no transporte de cargas desde 2004. Natural de São Domingos do Prata, casado e pai de uma jovem de 17 anos, ele exerce a função de motorista líder na Steel Log desde 2017, acompanhando o desempenho do time de motoristas da empresa e promovendo treinamentos.
“Quando recebi a notícia de que fui o premiado eu fiquei muito feliz, pois esse ano foi bem desafiador, de muitas incertezas mas também de muito aprendizado. Nossa classe precisa ser mais valorizada, pois a economia do país gira em cima dos caminhões”, afirma Leonardo, que destaca o investimento em qualificação para se sobressair na carreira. “Vivemos uma realidade muito diferente de quem dirigia há 20, 30 anos. Hoje, temos muita tecnologia embarcada e os caminhões são verdadeiras máquinas. É preciso se atualizar e se qualificar constantemente”.
Segundo colocado na categoria, Carlos tem 46 anos e também atua no setor desde 2004. Casado e pai de uma menina de 12 anos, ele trabalha na Sesé Logística há quase dois anos no transporte de cargas para uma indústria de caminhões em Juiz de Fora. Antes da experiência na Sesé, ele atuou em outras empresas de logística com movimentação de cargas e equipamentos portuários.
Ele também acredita que seus esforços em se manter sempre qualificado foram o diferencial para chegar ao prêmio. “Foi um ano bem difícil, a indústria parou e afetou a todos de forma geral. Até voltar à normalidade, aproveitei o maior tempo em casa com a pandemia e investi em cursos on-line”, conta. “A tecnologia traz, a cada dia, muitas novidades para o transporte e a logística e é preciso se atualizar constantemente. E é isso que eu procuro fazer. Buscar sempre algo a mais fazer sempre o melhor é o que todos deveriam fazer”, afirma. “E cuidar da saúde do trânsito. Nós profissionais temos que fazer a nossa parte e zelar por um trânsito mais seguro e sadio”, finaliza.
Participaram da cerimônia o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Wagner Pinto de Souza; o diretor do Departamento de Trânsito (Detran-MG), delegado-geral Kleyverson Rezende; a vice-diretora do Detran, Andreia Abud; a coordenadora de Educação de Trânsito, Amanda Menezes; e o Capelão da Polícia Civil, Reinaldo Braga.
Se você perdeu a premiação e quer assistir, acesse o link da transmissão no Instagram da PCMG.
Para acessar a galeria de fotos, clique Aqui.