Despoluir: pioneirismo e relevância reconhecidos internacionalmente


Criado em 2007, o Despoluir nunca deixou de investir em outras linhas e serviços, crescendo em abrangência e relevância, e tornou-se o maior programa ambiental da iniciativa privada. “Mostra a relevância e reconhecimento das autoridades e empresas de transporte. O grande mérito do despoluir ao longo desse tempo foi construir a consciência ambiental nas empesas, que são quem mais colhem os benefícios do programa”, afirmou o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, durante sua participação na cerimônia do Melhor Ar.

Desde a sua criação, o programa desenvolve e contribui em estudos sobre tecnologias limpas, participa ativamente de fóruns e formulações de políticas públicas sobre a temática ambiental, desenvolve projetos voltados à gestão e educação ambiental e produz material técnico - sobretudo sobre tecnologias e energias limpas - sempre oferecendo conhecimento às empresas e defendendo com afinco os interesses do setor de transporte.

Todo esse trabalho e comprometimento com o meio ambiente e a sociedade renderam ao Despoluir notoriedade internacional há dois anos, quando foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por impulsionar a redução de poluentes e favorecer a qualidade do ar e de vida dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade.

“O programa foi reconhecido como grande impulsionador da sustentabilidade no setor de transporte no Brasil e posiciona o programa na agenda global da sustentabilidade, fortalecendo sua imagem e criando novas oportunidades de desenvolvimento e parcerias”, destacou Bruno.

 

Sobre o reconhecimento

Em 2019, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) analisou mais de 130 artigos em resposta à chamada de Estudos de Casos de Investimentos de Impacto para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. O estudo “Programa Despoluir: Liderando o Transporte Brasileiro na Rota do Desenvolvimento Sustentável” foi eleito como um caso de Bigh Push (Grande Impulso) para a Sustentabilidade.

Desde então, o Programa faz parte do Repositório Digital da CEPAL, plataforma eletrônica que amplia o acesso dos seus estados membros e da população ao seu vasto patrimônio intelectual. O Repositório conta com quase 40 mil documentos publicados nas Nações Unidas, abrangendo ampla gama de temas relacionados com o desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

“Um prêmio nosso, de todas as empresas de transporte que participam, de toda a equipe da CNT e do SEST SENAT e da sociedade”, finalizou.

Confira uma entrevista exclusiva da FETCEMG com o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista.