Despoluir foi tema de reunião com a PBH
Na terça-feira (18), integrantes da CNT, Fetcemg e Fetram se reuniram com o gerente de Sistemas de Informações Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Cyleno dos Reis Guimarães, para apresentar o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir. O encontro foi uma tentativa de somar esforços na luta pelo meio ambiente.
Segundo a coordenadora do Despoluir no transporte rodoviário de cargas em Minas Gerais, Marta Gusmão, o objetivo da reunião foi apresentar o programa e estreitar o relacionamento entre as entidades e o órgão. “Foi destacada a importância de se criar convênios entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Fetcemg que envolva o Programa Ambiental do Transporte”, destacou.
Para o coordenador de projetos especiais da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vinícius Ladeira, a reunião proporcionou uma importante troca de experiências, visto que a PBH apresentou seu projeto de certificação em sustentabilidade ambiental e a CNT, o Despoluir. “Me surpreendeu positivamente a iniciativa da prefeitura no desenvolvimento da certificação em sustentabilidade ambiental de empreendimentos na cidade. A iniciativa está bastante alinhada aos objetivos do Despoluir, com a diferença que atuamos nas empresas do setor de transporte. Acredito que existam grandes possibilidades de unirmos esforços no desenvolvimento e complementação das ações”, destacou.
O encontro e a possibilidade de um convênio tem perspectivas positivas para o gerente da SMMA. “Vejo a possibilidade com muito bons olhos, visto que há um alinhamento de interesses, o que poderia fortalecer ambos projetos, melhorando seu reconhecimento e aceitação junto aos setores envolvidos”, explicou Guimarães. “Parcerias como essa são importantes pois permitem a integração e o fortalecimento de ações até então desenvolvidas isoladamente pelas instituições, proporcionando uma convergência de interesses e objetivos. Além disso, a construção de políticas públicas deve ser capaz de reconhecer as boas práticas e potencializá-las e, ao integrar projetos, evita-se o retrabalho, uma vez que as ações de cada um podem ampliar o alcance dos objetivos propostos”, completou.
Ladeira destacou que, se for concretizada a parceria, será mais uma importante ferramenta em defesa do meio ambiente. “Uma parceria com a prefeitura fortalece ações em defesa do meio ambiente de forma geral e consolida, cada vez mais, o tema na sociedade e entre os trabalhadores e empresários”, concluiu.