Despoluir cria treinamento via web
Com foco na preservação do meio ambiente por meio de equipamentos mais eficazes, o Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, inovou mais uma vez.
Na quarta-feira (25), a equipe de Minas Gerais participou de um web treinamento sobre a utilização dos novos equipamento. Novidade no programa, a web aula foi elaborada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e pelo Sest Senat, com o objetivo de otimizar o trabalho e ensinar passo a passo a utilização correta dos instrumentos de medição do índice de fumaça preta emitida pelos caminhões.
Devido à facilidade de utilização, o curso foi passado para os técnicos de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia, que receberam as mesmas informações mesmo estando em cidades distintas.
Para a coordenadora do programa no Estado, Marta Gusmão Morais, este tipo de treinamento é importante por ser detalhado e poder ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. "A vídeo aula contribui de maneira sustentável, pois evita o deslocamento e custos envolvidos no mesmo, além de integrar a equipe e compartilhar conhecimento. As informações são passadas por meio de uma didática simples que permite aproximar os envolvidos e, principalmente, nos conscientizar a trabalhar na construção de um modelo sustentável de desenvolvimento", afirmou.
Para os técnicos Alexandre Pereira e Helbert Nascimento a web aula é uma forma nova de entender sobre os procedimentos de utilização dos equipamentos. "Este treinamento ajuda a sanar dúvidas de fácil solução do dia a dia e obter conhecimento amplo das atividades a serem executadas, além de permitir a troca de informações dos envolvidos no programa Despoluir. Assim, conseguimos otimizar o trabalho e alcançar resultados satisfatórios", explicou Alexandre.
A didática usada foi outro ponto de destaque para os técnicos. "Foram colocados pontos importantes no curso, como a introdução ao programa de maneira detalhada e direta. Tanto o programa, quanto a realização do teste, as funcionalidades do software e opacímetro utilizados ficaram bem mais claros e objetivos", finalizou Helbert.
Para Guilherme Vieira, técnico em Juiz de Fora, o material é de alta qualidade e muito objetivo. "O vídeo foi muito bem elaborado e explicado no que se diz respeito ao cuidado que devemos ter com o equipamento e como o teste deve ser realizado, como fazer a ligação do inversor de tensão na bateria de forma correta e segura. Foi também explicado de forma simples e objetiva como manusear o programa IGOR III. Não posso esquecer de parabenizar a atitude de adicionar aos equipamentos um testador de tensão que é muito importante para a segurança do equipamento e também do técnico", comenta.
Já Osvaldo Filho, gerente do SETCJF e responsável por passar o treinamento na cidade, o curso é importante para relembrar todo o processo de medição. "Esta reciclagem foi uma iniciativa muito importante, pois assim podemos, de tempo em tempo, rever cada passo. Tudo muito simples e bem exemplificado. Acho que o grande diferencial desse vídeo foi a demonstração de como configurar a rotação dos veículos que estão tendo algum tipo de incompatibilidade com este novo sistema da Tecnomotor, trazendo mais segurança e confiabilidade nas aferições do Despoluir", conclui.