DESPOLUIR completa 15 anos


O DESPOLUIRcompletou nesta segunda-feira, 18 de julho, 15 anos de existência. A iniciativa pioneira da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do SEST SENAT vem sendo decisiva para tornar o transporte brasileiro cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, proporcionando benefícios para toda a sociedade.

“É uma imensa satisfação saber que o setor de transporte tem se preocupado em mitigar os efeitos de sua atividade ao meio ambiente, tendo criado há 15 anos o DESPOLUIR, que hoje é o maior programa ambiental da iniciativa privada no país”, destaca a coordenadora do DESPOLUIR para o Transporte de Cargas, Amália Pedrosa. “Em Minas Gerais, a FETCEMG não mede esforços na consolidação e ampliação do programa junto aos transportadores”, completa.

O programa atende às principais necessidades do setor com serviços gratuitos e inovadores; análise de dados estratégicos; e realização de serviços customizados, como a Avaliação Veicular Ambiental, a Avaliação da Qualidade do Diesel e a Gestão Ambiental.

Para ter uma dimensão desse trabalho, ao longo de uma década e meia, foram realizadas 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais; e mais de 55 mil transportadores foram atendidos.

Tudo isso propicia redução do consumo do diesel dos veículos – implicando a diminuição de poluição e de custos – e melhoria das condições de saúde dos profissionais do transporte, passando pelo acesso a informações técnicas voltadas ao meio ambiente.

Saiba mais em despoluir.org.br.

Créditos das fotos: Arquivo CNT e Augusto Ratis