Despoluir alcança 900 aferições no 1º quadrimestre na Zona da Mata
Na Zona da Mata Mineira, o programa Despoluir está presente em cada vez mais empresas. Somente no primeiro quadrimestre de 2022, a regional registrou mais de 900 aferições realizadas.
De acordo com o gerente do SETCJF, Osvaldo José da Silva Filho, o objetivo é atender empresas associadas e não associadas, contribuindo com o meio ambiente e também com a otimização dos recursos, como um melhor aproveitamento do combustível e a preservação da mecânica dos veículos.
“O Despoluir vem contribuir para uma melhor gestão das manutenções e melhor consumo do combustível utilizado nos veículos, pois as aferições colaboram para uma manutenção mais efetiva, consumo e economia financeira para as empresas. Assim, ajudamos no controle da poluição atmosférica provocada por veículos automotores movidos a diesel, controlando seus limites mínimos de emissão. Ainda é possível alcançar um melhor nível de sua eficácia energética, ao mesmo tempo em que promovemos uma menor emissão dos poluentes na atmosfera”, considera o Gerente do SETCJF.
A partir de 1º de maio de 2022, começa o novo período de apuração do Prêmio Melhor Ar, e a expectativa é de que a Zona da Mata Mineira tenha mais de 19 empresas aptas para concorrer à premiação.
No ano de 2021, a unidade móvel do SETCJF realizou 3.295 aferições de veículos e, ao que tudo indica, haverá um crescimento significativo desse serviço em 2022. “Ainda temos a expectativa de expandir nossos serviços e trazer novas empresas para o Programa Despoluir, e faremos isso com a ampliação do leque de atendimento, visando as questões ambientais”, explica Osvaldo.
Conforme explica o gerente do SETCJF, ao oferecer informação sobre a importância da minimização dos impactos ambientais, é possível colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento, o que favorece a criação de uma nova cultura no setor de transporte voltada para a consciência ambiental.