Curso do SEST/SENAT para motorista de carga indivisível tem baixa adesão


As empresas interessadas estão criticando a barreira burocrática para efetuar a matrícula dos motoristas

Restando 150 dias para o início para motorista de carga indivisível, segundo as unidades do SEST/SENAT, quase nenhuma turma atingiu o limite mínimo de 10 alunos. As empresas interessadas estão criticando a barreira burocrática para efetuar a matrícula dos motoristas.

Vale ressaltar que dificilmente o prazo de 180 dias, dos quais já transcorreram 30 dias, será prorrogado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O Sindipesa (Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais) emitiu comunicado recomendando que as empresas interessadas entrem em contato com as unidades do SEST/SENAT mais próximas da sede da transportadora, informem-se sobre a agenda de cursos e dos procedimentos necessários para a matrícula dos seus motoristas.

Também foi sugerido para que o departamento de RH das transportadoras levem à coordenação de cursos das unidades do Sest Senat mais próximas as dificuldades em atender os horários disponibilizados e negociar datas que melhor atendam às necessidades da empresa.

Para fazer o curso vários documentos são exigidos. Os mais complicados para obtenção são o original do prontuário de habilitação para fins de direito e o original da certidão negativa de distribuição. Eles, porém, têm prazo de validade de 90 dias, portanto a recomendação do Sindipesa é que os motoristas sejam incentivados a providenciar a documentação independentemente de estarem ou não matriculados.

Fonte: Portal Transporta Brasil

[caption id="attachment_6820" align="aligncenter" width="300"] Foto: Leonardo Andrade[/caption]