CRMG realizou a primeira Jornada Pedagógica
Mais de 200 pessoas entre instrutores, técnicos, coordenadores e diretores das unidades do Sest Senat de Minas Gerais reuniram-se nesta quinta-feira (24), na unidade de Contagem, para realizar a primeira Jornada Pedagógica do sistema.
Participaram da abertura do encontro, o diretor da Fetcemg, Vander Francisco Costa, representando o presidente do Conselho Regional em Minas Gerais (CRMG), Sérgio Pedrosa; o vice-presidente do CRMG, Waldemar Araújo; a diretora executiva do Sest Senat, Nicole Goulart, e a supervisora do CRMG, Eliana Costa.
“Minas dá o pontapé inicial nessa nova experiência que é a Jornada Pedagógica. Esse evento foi criado para que os participantes troquem conhecimento e padronizem os serviços, respeitando a realidade de cada região”, afirmou Vander Costa, pontuando a diversidade que é Minas Gerais.
Waldemar Araújo falou da responsabilidade dos mineiros, lembrando quantos profissionais passam elo estado. “É fundamental que todos dividam o seu conhecimento para que Minas Gerais continue como exemplo em todo o Brasil e referência junto à Confederação Nacional do Transporte (CNT)”, afirmou.
Integração
A Jornada Pedagógica é um novo projeto da CNT que visa integrar todo o sistema de aprendizagem oferecido pelo Senat, padronizando procedimentos, capacitando técnicos e instrutores e criando um material pedagógico único para todas as unidades do país. “Não queremos fazer somente o que a lei nos impõe; queremos formar profissionais capacitados. Atingir nossos objetivos estatutários, institucionais e, porque não, os sociais”, afirmou Nicole.
Neste sentido, a capacitação é fundamental. A executiva informou que, somente neste ano, representantes da instituição estiveram em universidades no Canadá e nos Estados Unidos para conhecerem novas tecnologias, contatos que renderam frutos positivos como uma parceria entre a CNT e aqueles centros de excelência, possibilitando a formação de instrutores e técnicos do Senat em eficiência enérgica e econômica e em conhecimentos de tecnologia embarcada. “Isso demonstra parte dos esforços empreendidos pela CNT na determinação de capacitar para trazer inovação ao transporte”, destacou.
“O coordenador, o gestor educacional, o técnico e os instrutores responsáveis por levar o nosso nome para fora do Sest Senat precisam saber o seu papel. O núcleo veio para ficar, para capacitar instrutores e construir um material pedagógico para o Brasil inteiro. Serão 170.406 cursos no portfólio nacional. Nós somos um só”, completou.
O núcleo e a jornada
O núcleo pedagógico foi criado 2016 pelo departamento executivo para empreender as mudanças necessárias para inovação do sistema de capacitação. Nesse processo de desenvolvimento do novo material, estão envolvidos 56 profissionais. Serão 17 jornadas. “Esse é um projeto grandioso e audacioso, significando uma mudança de cenário. Queremos ser uma referência em todos os aspectos. Não podemos parar, temos que estar à frente. Inovando para crescer sempre mais. Tenho certeza que nossa jornada será muito produtiva e um divisor de águas nas carreiras de todos aqui”, afirmou a supervisora do CRMG, Eliana Costa.
Motivação para a equipe
Dando prosseguimento à jornada, à tarde foi o momento palestras motivacionais e técnicas com a coordenadora de Desenvolvimento Profissional da unidade de Juiz de Fora, Gisele Castro Franco, e o consultor da Ferrari, Klaus Gewinner.
Gisele encantou o auditório com a palestra “Postura Profissional – Como se Comportar no Momento de Crise”, intercalando conhecimentos técnicos e experiência profissional com depoimentos pessoais.
Já Klaus surpreendeu a todos com a palestra “Poli position e Valor do Lder” experimentando estratégias e abordagens criativas necessárias para o sucesso do líder.
Finalizando a jornada, foi marcada a data para o evento de prosseguimento dos trabalhos, que será em setembro.