Conheça os 8 sintomas que podem indicar o câncer de mama


O mês de outubro é dedicado para a discussão sobre o câncer de mama. Mas, quando se fala nessa doença, o principal sintoma citado é o nódulo no seio, que pode ser encontrado por meio do autoexame e da mamografia.

O nódulo indica o estágio inicial da doença, e com total possibilidade de cura. Por isso, é importante, além do autoexame, fazer sempre a mamografia, já que ela pode detectar nódulos menores e imperceptíveis no autoexame.

Mas é importante destacar que existem outros sinais que indicam que algo não está certo e que podem indicar a existência do câncer de mama, até mesmo para uma fase mais avançada da doença.

Confira a lista com oito sinais que indicam o câncer de mama:

Alterações no formato ou no tamanho da mama

O tumor afeta o tecido mamário, produzindo uma deformidade nos tecidos adjacentes a ele. Isso faz com que a mama afetada aumente (pelo inchaço) ou diminua (pela retração do tecido) de tamanho e fique com o formato alterado. Em alguns casos, pode haver o afundamento de uma parte da mama logo acima do tumor, causado por uma fibrose local (uma espécie de degeneração das fibras das glândulas mamárias).

Vermelhidão, calor ou dor na pele da mama

Estes sintomas indicam um processo inflamatório causado nos gânglios linfáticos regionais. É normal os seios doerem um pouco no período menstrual, mas se a dor for persistente e acompanhada de vermelhidão e sensação de calor, é bom checar a situação o mais rápido possível.

Pele da mama semelhante a uma casca de laranja

É o principal sintoma do câncer de mama inflamatório, um subtipo do câncer de mama que obstrui os vasos da pele da mama. Normalmente é acompanhado de inchaço e vermelhidão.

Formação de feridas ou crostas na pele do mamilo

Feridas ou crostas no mamilo apontam para lesões mais superficiais do câncer de mama. É a úlcera local que as causa.

Coceira frequente na mama ou no mamilo

Normalmente é um sinal de que o câncer de mama não conseguiu um grau de penetração grave nos tecidos mamários e se exterioriza dessa maneira.

Inversão do mamilo

O mamilo fica invertido quando surge um tumor retroareolar, ou seja, atrás da aréola. Assim como pode ocorrer em qualquer parte do restante da pele da mama, este tumor pode repuxar a pele da aréola e fazer com que haja a inversão do mamilo. É como o afundamento da pele mencionado anteriormente, só que em uma localização bem específica.

Liberação de secreção ou sangue pelo mamilo

Apesar do susto que pode ser ver uma secreção amarelada ou avermelhada saindo pelo mamilo, este não é dos sintomas mais graves. Trata-se de um sinal de que o tumor está localizado nos ductos mamários e que, via de regra, o câncer está em estágio inicial.

Inchaço e nódulos nas axilas

Já este é um sintoma de que o câncer de mama está um pouco mais avançado e já está “fugindo” pelos gânglios linfáticos.

Se perceber qualquer um desses sintomas a qualquer momento, procure um mastologista para que seja feito um ultrassom, uma mamografia e a biópsia, se necessária.

 

#FaçaOAutoExame #FaçaAMamografia #SetcemgContraOCâncerDeMama #FetcemgContraOCâncerDeMama #PrevenindoVocêSeguiráLeveESegura

 

Com informações do Portal MdeMulher