Congresso de jovens empresários debate cenários político e econômico nacional


Encontro permitiu troca de experiências, além de marcar os cinco anos da formação da ComJovem O III Congresso Técnico ComJovem – Olhar Empresarial reuniu, na tarde dessa terça-feira (7 de maio), em auditório da Confederação Nacional do Transporte (CNT), diversos jovens empresários do ramo de transporte rodoviário de cargas, além de presidente e diretores da Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística (NTC&Logística). Essa edição visou discutir o papel do jovem empresário de transporte no cenário político e econômico nacional. Na ocasião, foram apresentadas três palestras. Na primeira delas, a diretora do Instituto do Desenvolvimento (IDT), Lucimar Coutinho, explicou o programa de bolsas de estudo de especialização lato e stricto sensu no Brasil e no exterior para integrantes do transporte rodoviário de cargas. No entanto, apesar do foco nesse setor, ela ressalta que a ideia é abranger outros modais de transporte, como o aquaviário e o ferroviário. Segundo ela, o programa avançado de capacitação em transporte se propõe a formar pessoas em nível de excelência para que, posteriormente, possam integrar o núcleo de inteligência de transporte. Nesse núcleo, os bolsistas contribuirão com uma visão estratégica, análise de tendências, acompanhamento sistemático do setor, proposição de projetos de pesquisa, além de um intercâmbio de conhecimento com os demais que não participaram dos cursos. Com essa formação, pretende-se a consolidação da competitividade nacional e internacional do setor de transporte. “O futuro está nisto, no conhecimento, na educação, na geração de novas tecnologias. Isso é que vai girar os negócios no mundo do transporte”, conclui Lucimar Coutinho. Na segunda palestra, a assessora parlamentar da CNT, Lívia Pinheiro, falou sobre Senado Federal, Câmara dos Deputados e Congresso Nacional, suas formações e particularidades. A partir disso, ela explicou a rotina de tramitação de projetos de lei, seus ritos e características, com o exemplo da Lei nº 12.619, de 30 de abril de 2012, que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista. Cenário econômico Ao final, o economista-chefe na Austin Rating, Alex Agostini, apresentou um panorama global e nacional em termos históricos e econômicos. Segundo ele, o atual cenário mundial de crise econômica na zona do euro é resultado de mudanças desde a década de 40, quando os países desenvolvidos começaram a perder espaço na geração de riqueza e os países emergentes passaram a ter mais força. Nisso, situa-se o Brasil, hoje visto com bons olhos pelos investidores. “Não temos mais uma pirâmide na estrutura de consumo no Brasil, mas um losango, com uma classe C extremamente consumidora”, revela. Para Alex Agostini, isso é bom para o país porque transfere confiança aos investidores estrangeiros de que ele pode apostar no Brasil porque seus produtos serão consumidos. Ele acrescentou que isso também enfraquece a inflação e que contribui para a estabilidade dos preços, mas alerta que o Plano Real ainda é muito recente e que trará grandes benefícios só nos próximos 20 anos. Hoje, o Brasil ocupa a sexta posição no ranking das potências econômicas mundiais. Segundo Agostini, o país poderá chegar ao quarto lugar em 2020 se mantiver o crescimento de 3 a 3,5% ao ano. Para ele, os eventos mundiais, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas em 2016, que o Brasil sediará, colocam o país na vitrine mundial e certamente são uma oportunidade de investimentos e crescimento. ComJovem Lançada em 21 de fevereiro de 2008 pela NTC&Logística em São Paulo, a Comissão de Jovens Empresários e Executivos (ComJovem) tem como objetivos a integração e a capacitação dos jovens empresários e executivos para despertá-los para futuras lideranças no setor de transporte de cargas e logística em âmbito nacional. Em 2013, a ComJovem completa cinco anos de formação com 25 regionais distribuídas por todo o país.

Foto: Júlio Fernandes/Agência FullTime

Fonte: Agência CNT de Notícias

Encontro permitiu troca de experiências, além de marcar os cinco anos da formação da ComJovem

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Foto: Júlio Fernandes/Agência FullTime Congresso de jovens empresários debate cenários político e econômico nacional

O III Congresso Técnico ComJovem – Olhar Empresarial reuniu, na tarde dessa terça-feira (7 de maio), em auditório da Confederação Nacional do Transporte (CNT), diversos jovens empresários do ramo de transporte rodoviário de cargas, além de presidente e diretores da Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística (NTC&Logística). Essa edição visou discutir o papel do jovem empresário de transporte no cenário político e econômico nacional. Na ocasião, foram apresentadas três palestras. Na primeira delas, a diretora do Instituto do Desenvolvimento (IDT), Lucimar Coutinho, explicou o programa de bolsas de estudo de especialização lato e stricto sensu no Brasil e no exterior para integrantes do transporte rodoviário de cargas. No entanto, apesar do foco nesse setor, ela ressalta que a ideia é abranger outros modais de transporte, como o aquaviário e o ferroviário. Segundo ela, o programa avançado de capacitação em transporte se propõe a formar pessoas em nível de excelência para que, posteriormente, possam integrar o núcleo de inteligência de transporte. Nesse núcleo, os bolsistas contribuirão com uma visão estratégica, análise de tendências, acompanhamento sistemático do setor, proposição de projetos de pesquisa, além de um intercâmbio de conhecimento com os demais que não participaram dos cursos. Com essa formação, pretende-se a consolidação da competitividade nacional e internacional do setor de transporte. “O futuro está nisto, no conhecimento, na educação, na geração de novas tecnologias. Isso é que vai girar os negócios no mundo do transporte”, conclui Lucimar Coutinho. Na segunda palestra, a assessora parlamentar da CNT, Lívia Pinheiro, falou sobre Senado Federal, Câmara dos Deputados e Congresso Nacional, suas formações e particularidades. A partir disso, ela explicou a rotina de tramitação de projetos de lei, seus ritos e características, com o exemplo da Lei nº 12.619, de 30 de abril de 2012, que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista. Cenário econômico Ao final, o economista-chefe na Austin Rating, Alex Agostini, apresentou um panorama global e nacional em termos históricos e econômicos. Segundo ele, o atual cenário mundial de crise econômica na zona do euro é resultado de mudanças desde a década de 40, quando os países desenvolvidos começaram a perder espaço na geração de riqueza e os países emergentes passaram a ter mais força. Nisso, situa-se o Brasil, hoje visto com bons olhos pelos investidores. “Não temos mais uma pirâmide na estrutura de consumo no Brasil, mas um losango, com uma classe C extremamente consumidora”, revela. Para Alex Agostini, isso é bom para o país porque transfere confiança aos investidores estrangeiros de que ele pode apostar no Brasil porque seus produtos serão consumidos. Ele acrescentou que isso também enfraquece a inflação e que contribui para a estabilidade dos preços, mas alerta que o Plano Real ainda é muito recente e que trará grandes benefícios só nos próximos 20 anos. Hoje, o Brasil ocupa a sexta posição no ranking das potências econômicas mundiais. Segundo Agostini, o país poderá chegar ao quarto lugar em 2020 se mantiver o crescimento de 3 a 3,5% ao ano. Para ele, os eventos mundiais, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas em 2016, que o Brasil sediará, colocam o país na vitrine mundial e certamente são uma oportunidade de investimentos e crescimento. ComJovem Lançada em 21 de fevereiro de 2008 pela NTC&Logística em São Paulo, a Comissão de Jovens Empresários e Executivos (ComJovem) tem como objetivos a integração e a capacitação dos jovens empresários e executivos para despertá-los para futuras lideranças no setor de transporte de cargas e logística em âmbito nacional. Em 2013, a ComJovem completa cinco anos de formação com 25 regionais distribuídas por todo o país.
  Ana Rita Gondim Agência CNT de Notícias