Conet apresentou índice de defasagem de frete


Nesta quarta-feira (03), teve início a segunda edição de 2016 doConet&Intersindical. O evento reuniu na cidade de Bento Gonçalves (RS) um grande número de empresários e líderes do setor de Transporte Rodoviário de Cargas.

O evento começou com o discurso do presidente da Fetransul, entidade anfitriã do evento, Paulo Caleffi, que exaltou a presença de várias entidades do setor, mostrando a força do Transporte Rodoviário de Cargas. “É surpreendente que temos aqui 11 federações do transporte de cargas, isso representa 100% das federações brasileiras. Temos também 43 sindicatos, que mostra a força que vai sair daqui com as resoluções. O que tem de representação do transporte está aqui”, afirmou.

O presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), José Hélio Fernandes, comentou a recessão econômica do país e ressaltou a importância da união entre as entidades do setor. “Eu nunca vi uma crise que chegasse com tanta força como essa chegou. É quase como trocar o pneu com o caminhão andando”, afirmou. “Nós queremos que as bandeiras de nosso setor nasçam nas bases, nos sindicatos de nosso setor”, completou.

Para o vice-presidente da NTC, Urubatan Helou, essa edição do Conet será histórica pelo momento do país. “Trataremos do INCT e da evolução dos custos do transporte, em um momento que pode tornar este o Conet mais histórico que tenhamos assistido”, afirmou.

Estudos e apresentações técnicas do setor

O diretor técnico da NTC&Logística, Neuto Gonçalves dos Reis, apresentou ao público o índice de variação do INCT, feita por meio de estudos do Departamento de Custos Operacionais (Decope). Para cargas fracionadas, o índice de variação foi de 9,08%. Já para cargas lotação, a variação foi de7,30%.

Em seguida, o assessor técnico da entidade, Lauro Valdívia, apresentou o resultado da pesquisa sobre a defasagem dos fretes. Entre os números apresentados, foi verificada uma defasagem de 22,9% nos fretes de carga lotação. Para a carga fracionada o número é de 9,81%, abaixo do custo apurado pela NTC. Confira mais aqui.

O primeiro dia de evento contou ainda com as apresentações do economista-chefe na Austin Rating, Alex Agostini, que apresentou um panorama geral do cenário macroeconômico do país no período 2016/2017, e do Diretor Executivo da Temarco Logística e Setcarce, Francisco Pontes, que fez uma proposta de Análise Setorial Transporte de Cargas Encomendas.

O primeiro dia de evento foi encerrado com o jantar temático “Com a Mão na Massa”, oferecido pela Fetransul.

Outras informações sobre o evento você confere logo mais.

conet

Com informações da NTC

Foto: NTC