Conet apresenta defasagem no frete


Na reunião do Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (CONET) o Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC&Logística (DECOPE) apresentou a diferença de 10,14% entre os fretes praticados e os custos efetivos da atividade.

O início do evento foi marcado pelo lembrete do lema “Atitude e Gestão” e da parceria feita entre NTC e Fundação Dom Cabral para colaborar com a competitividade empresarial, por meio do Projeto PAEX (Parceiros por Excelência) e implementação de modelo de gestão, capacitação gerencial e intercâmbio.

Na abertura do evento, o vice-presidente da NTC, Urubatan Helou, fez algumas reflexões para os empresários presentes.

“Estamos vivendo o pior dos mundos com a estagnação econômica, e o nosso setor é cruel, porque os insumos que nos afetam são, em sua grande maioria, oligopolizados, do petróleo ao caminhão. Assim, o único ponto que temos condições de modificar é a gestão da receita e o foco do tipo de carga. O CONET, por meio dos estudos do transporte, é um conclave para mostrar quais são as defasagens tributárias e o que vamos fazer em cada uma de nossas empresas. Nós não ditamos política comercial, mas temos a responsabilidade de identificar em que ponto estão os custos do nosso setor”, afirmou.

Estudos e apresentações técnicas

O diretor técnico da NTC, Neuto Gonçalves dos Reis, apresentou o tema “Sistema Tarifário: Das tabelas de frete aos índices referenciais”, retomando os modelos de tabelas de fretes comuns da década de 80 e ressaltando as diferenças das planilhas referenciais de custos atuais.

Reis ainda tratou da evolução dos insumos do INCT-L e INCT-F nos últimos 24 meses, dentre eles, os mais impactantes: óleo diesel, arla 32, salários dos motoristas e despesas administrativas e terminais.

Em seguida, o engenheiro Antonio Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC, apresentou a Pesquisa do DECOPE sobre custos, com o INCT no período de 12 meses e a defasagem tarifária. Os dados apresentados são resultado da pesquisa realizada com mais de 300 empresas do setor de transporte rodoviário e debate no Conselho.

Além da defasagem, a pesquisa afirma que 80% dos empresários consideram uma piora na situação das empresas quando comparadas ao ano anterior, sendo que 84% dos pesquisados indicam queda nos negócios, devida, principalmente, à menor demanda e volume de carga, aumento dos custos e diminuição do frete.

De acordo com Valdivia, o lucro só será possível com uma gestão assertiva do negócio. “O que gera a receita da empresa é o preço e a quantidade, ou seja, o frete e a carga. Para manter o equilíbrio em um momento de crise, com pouca demanda, é necessário trabalhar na redução de custos, uma vez que o aumento da receita não apresenta expectativas promissoras”, comentou.

Durante a explanação, Valdivia falou sobre o INCT, um índice de custos de referência, assim como o IPCA é para outras generalidades. Para estabelecer esse índice muitos insumos são considerados, entre eles estão os dois reajustes do litro do óleo diesel que representaram 7,59% de aumento durante esse ano, o dissídio, com 9% de aumento nos últimos 12 meses, e as despesas administrativas e de terminais, com 2,11% de aumento só em julho.

Essa variação média do transporte de carga registrou 10,91% para carga fracionada e 8,01% para carga lotação nos últimos 12 meses.

decope

Propostas para votação

Após as apresentações técnicas, propostas foram expostas para votação durante o evento.

Vice-Presidências Extraordinárias de Especialidades

Em consonância com o disposto no artigo 54, §2º de seu Estatuto Social, foi proposta a criação de Vice-Presidências Extraordinárias, que visem aumentar o grau de representatividade de cada uma das especialidades do transporte rodoviário de cargas.

As indicações para os cargos de vice-presidentes serão feitas pelo presidente da NTC no prazo máximo de 30 dias. Entre as especialidades consideradas estão:

a. Vice-presidente Extraordinário de Transporte de Cargas Fracionadas;

b. Vice-presidente Extraordinário de Transporte de Lotações;

c. Vice-presidente Extraordinário de Transporte de Produtos Perigosos;

d. Vice-presidente Extraordinário de Transporte do Agronegócio;

e. Vice-presidente Extraordinário de Transporte de Produtos Agroquímicos;

f. Vice-presidente Extraordinário de Transporte de Produtos sob Controle de Temperatura;

g. Vice-Presidência Extraordinária de Transporte de Produtos Farmacêuticos;

h. Vice-presidente Extraordinário de Assuntos Trabalhistas;

i. Vice-presidente Extraordinário de Assuntos Tributários;

j. Vice-presidente Extraordinário para Jovens Empresários.

k. Vice- presidente Extraordinário de Transporte de Graneis e Sólidos (SILO)

l. Vice-presidente Extraordinário das Empresas de Transporte da Amazônia

m. Vice-presidente Extraordinário para Assuntos de Seguros

Instituto ComJovem de Discussões Mercadológicas

Para disseminar as melhores práticas mercadológicas por todo o Brasil, por meio de reuniões presenciais ou remotas, vídeos e mídias digitais, a proposta pretende criar um Instituto sob liderança da ComJovem Nacional.

Entre os próximos passos da proposta aprovada no evento estão a eleição dos quatro integrantes desse grupo de trabalho, junto com a coordenadora nacional e os dois vice coordenadores da ComJovem, reunião e definição de plano de ação, com linhas gerais de atuação do Instituto para o período de 2015/2016.

Revisão do Sistema Tarifário

Considerado referência na área em razão de sua consistência técnica e metodológica, o Sistema Tarifário desenvolvido pela NTC poderá ser atualizado para se adaptar às mudanças do mercado nos últimos anos. Essa proposta de revisão será colocada em prática por meio de um comitê específico, a ser nomeado em, no máximo, 15 dias a partir da data do evento.

Com informações e fotos da NTC&Logística

[nggallery id=45]