Com participação da FETCEMG, reunião da FIEMG discute sobre impactos do tarifaço TRUMP
A FETCEMG, representada pelo assessor institucional, Luciano Medrado, participou, no dia 30 de julho, de reunião na FIEMG, que reuniu sindicatos filiados, conselhos e câmaras setoriais, para tratar dos impactos do tarifaço TRUMP – conjunto de medidas tarifárias anunciadas pelo governo norte-americano e que impactará o setor produtivo brasileiro.
Com a presença do governador Romeu Zema, secretários de Estado, representantes do BDMG, CEMIG e GASMIG, o encontro teve como objetivo avaliar os efeitos das novas tarifas sobre a economia de Minas Gerais e propor ações compensatórias.
Na ocasião, a FIEMG apresentou um estudo de impacto, destacando que, embora os efeitos sejam amenos para a maioria dos setores, segmentos como o café e as ferroligas tendem a ser mais prejudicados. Também foram sugeridas cinco medidas compensatórias ao Governo de Minas.
Como resposta imediata, o governo estadual anunciou duas ações inspiradas em medidas adotadas por São Paulo:
Autorização para utilização de R$ 100 milhões em créditos de ICMS pelas empresas exportadoras afetadas;
Liberação de R$ 100 milhões pelo BDMG em linha de crédito rotativo, com carência e taxa de juros de 0,9% ao mês, analisado caso a caso.
Foi ainda anunciada a criação, em caráter emergencial, de um Grupo de Trabalho conjunto entre a FIEMG e o Governo de Minas, com a participação dos setores mais impactados, para o desenvolvimento de novas medidas compensatórias.
A FETCEMG seguirá acompanhando os desdobramentos e atuando na defesa dos interesses do setor de transporte de cargas de Minas Gerais.