Com participação da FETCEMG, IVECO e SEST SENAT realizaram o primeiro encontro presencial entre transportadores e alunas do programa Caminhos para Elas


Nesta quarta-feira (03/07), a IVECO e o SEST SENAT realizaram o primeiro encontro presencial com transportadores e alunas do programa Caminhos para Elas, na unidade do SEST SENAT de Contagem.


A diretora da FETCEMG, Juliana Martins, participou do painel “Desafios e oportunidades para a equidade de gênero no setor de transportes”, ao lado da gerente-executiva do SETCEMG, Gabrielle Fonseca; da coordenadora de Transportes e do Frotas para Elas, da Pepsico; e da coordenadora de branding da IVECO e facilitadora do “Caminho para Elas”, Júlia Ferreira.

Juliana destacou o trabalho das entidades do setor de transporte junto ao poder público para que a infraestrutura das estradas melhore para que tenhamos mais mulheres motoristas. O evento contou, ainda, com a presença da influenciadora Suelen Lopes, embaixadora e facilitadora do curso Caminhos para Elas, que compartilhou sua trajetória e passou uma mensagem de incentivo para as participantes do curso. “Nós, caminhoneiras, temos uma responsabilidade imensa no exercício da função e investir em uma formação profissional nos dá ferramentas para construir um ambiente de trabalho cada vez melhor. O caminhos para Elas é apenas um dos inúmeros cursos profissionalizantes que podemos encontrar no Sest Senat, se valorize”, afirmou. “A mudança de mentalidade é o primeiro passo para a transformação que tanto desejamos nas nossas vidas”, completou.

A gerente da FETCEMG, Vanessa Borges, também esteve presente no evento. “No momento em que vivemos, é de extrema importância levantar o debate sobre a diversidade e inclusão das mulheres no setor de transportes. Precisamos melhorar os números de mulheres em todos os níveis hierárquicos e a FETCEMG busca incentivar as entidades e empresas do setor de todas as formas, sendo inclusive, signatária do Movimento Vez&Voz”, destaca. “No nosso estado, temos grandes empresas, como a Transpedrosa, que já possui 19 mulheres, e o Grupo Repel, que também tem um quadro considerável de mulheres motoristas, e ambas têm interesse em absorver as alunas que estão sendo formadas pelo Caminhos para Elas”, completa. 


O supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT, em Minas Gerais, Pedro Andrade, e os diretores das Unidades de Contagem e de Jardim Vitória, Geraldo Magela e Lina Araújo, respectivamente, também marcaram presença no encontro.