Com a presença de Dilma Rousseff, Pronatec certifica alunos em Governador Valadares
No dia 17 de fevereiro, a presidente Dilma Rousseff esteve na cidade de Governador Valadares, na Região Leste do Estado, onde participou da cerimônia de diplomação de 1.274 alunos participantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Sobre o programa, Dilma destacou o resgate da autoestima dos brasileiros como principal ganho. “O Pronatec mostra duas coisas: a dignidade que as pessoas conquistam e o empreendedorismo dos brasileiros. Aqueles que não acreditam e não respeitam os beneficiários dos programas como o “Brasil sem Miséria” e o “Bolsa Família”, não conhecem a imensa capacidade de trabalho de cada brasileiro”, afirmou.
Dilma também destacou o número de inscritos no programa em Governador Valadares, o que transformou a cidade em um centro educacional. “Um bom programa de governo só é feito em parceria e aqui nós temos uma parceria. Por isso, preciso agradecer ao Sistema S, à Universidade Federal de Juiz de Fora e ao Instituto Federal de Minas Gerais", afimou.
Durante a solenidade, a presidenta entregou os certificados a três formandos que representaram os mais de 1,2 mil alunos qualificados pelos cursos do Pronatec e parabenizou os formandos pela conquista. “Quero parabenizar, em especial, a aluna Raquel de Oliveira Santos, que foi diplomada no curso de carpinteira. Ela é a prova da mudança positiva que as mulheres vêm causando neste país. De cada 10 participantes do Pronatec, oito são mulheres”, afirmou. Aos professores do Pronatec, Dilma agradeceu e parabenizou pela contribuição na formação de uma força de trabalho qualificada.
Participaram da solenidade com a presidente o presidente do Conselho Regional do Sest Senat de Minas Gerais, Vander Costa; o coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat de Governador Valadares, Rafael Rodrigues; o diretor da Unidade de Santana do Paraíso, Macus Pimenta; a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo; o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; o ministro da Educação, José Henrique Paim; e o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel; além de diversas autoridades da região.