CNTA repudia abusos na contratação de terceiros e vai ingressar com ação judicial conjunta


A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), tomou conhecimento da prática abusiva de empresas atacadistas destinatárias de mercadorias transportadas que impõem ao transportador a contratação de terceiros para e realização de operação de descarga e estiva nas suas dependências, indicando empresa ou cooperativas que fornecem essa mão de obra, obrigando a transportadora a arcar com os custos dessa contratação sob pena de recusa da entrega da mercadoria transportada.

A denúncia também foi apresentada por sindicatos ligados ao sistema CNTA. A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos repudia toda prática de contratação para coleta e entrega sob a responsabilidade do caminhoneiro. “Apoiamos a iniciativa da NTC e nos colocamos à disposição para ações conjuntas”, anunciou Diumar Bueno, presidente da Confederação.

Segundo comunicado da NTC, essa prática abusiva fere direitos do transportador dando ensejo à adoção de medidas junto aos órgãos de defesa da ordem econômica e mesmo na Justiça contra as empresas que a utilizam. Tais medidas podem ser iniciadas pelas próprias transportadoras ou por entidades sindicais e de classe que as representem. A CNTA compartilha essa reivindicação e vai ingressar com medidas judiciais.

Fonte: NTC&Logística

Foto: Arquivo CNT