CNT representa o setor transportador em reunião da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) esteve presente, nessa terça-feira (23), na 4ª reunião extraordinária da CNODS (Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), no Rio de Janeiro. Na ocasião, o governo federal apresentou o RNV – Relatório Nacional Voluntário, documento relata a atuação e situação de cada um dos 17 ODS no país. O evento contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva. A CNT esteve representada pela gerente executiva ambiental, Erica Marcos.
A Confederação faz parte da Comissão e está atuante no acompanhamento das medidas discutidas nesse âmbito. O foco é na promoção e no desenvolvimento dos ODS no setor de transporte por meio de suas atividades socioambientais que contemplam a defesa dos interesses do setor. São exemplos dessas ações o Programa Despoluir, desenvolvido pela CNT e o SEST SENAT, as publicações técnicas de temas relevantes, as capacitações e a organização de eventos relacionados ao assunto.
Entre os ODS, o setor de transporte tem forte interface com energia limpa e acessível (ODS 7), indústria inovação e infraestrutura (ODS 9), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), ação climática (ODS 13) e parcerias para o atingimento de metas (ODS 17).
O RNV é o principal instrumento de monitoramento da execução dos ODS. O relatório compila os principais resultados do Brasil frente ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vinculado à Agenda 2030 e foi apresentado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, semana passada, no Fórum Político de Alto Nível, na sede das Nações Unidas, em Nova York (USA).
Também estavam na cerimônia representantes de instituições como a Fiocruz, o IBGE e o IPEA e integrantes de organizações da sociedade civil e de sindicatos. A apresentação do RNV à sociedade civil brasileira teve ainda a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, além de outros integrante da CNODS.