CNT defende medidas para atrair investimentos estrangeiros ao Brasil


Entidade participou de reuniões em Xangai e apresentou oportunidades no setor de transporte e logística

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) participou na última sexta-feira (2), na China, de reuniões com o presidente da República, Michel Temer, ministros e empresários brasileiros e chineses. O objetivo foi tratar de investimentos estrangeiros que podem ser atraídos para o Brasil, especialmente na área de infraestrutura, e das medidas para recuperação econômica do país. As atividades integraram a programação em torno do Seminário Empresarial de Alto Nível Brasil-China, em Xangai.

No Seminário, o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, fez uma apresentação no primeiro painel do evento, que teve como tema “Cooperação em Infraestrutura Logística”. Ele falou sobre a situação da matriz de transporte no Brasil e da perda de competitividade em razão das deficiências nesse campo. Apresentou o Plano CNT de Transporte e Logística, ressaltando oportunidades para execução de projetos e dos ganhos potenciais para os dois países.

Do painel, também participaram o ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, a vice-presidente da China International Constructions Association, Yu Xiaohong, o vice-diretor da China Railway Corporation Number 10, Cui Jun, e o CEO do banco Haitong Securities, Qu Qiuping.
No encerramento do evento, o presidente do Brasil, Michel Temer, destacou a retomada da confiança e as potencialidades da economia brasileira. Segundo ele, mesmo durante o governo interino, houve avanços que geraram efeitos positivos nos indicadores econômicos. “Temos feito um esforço extraordinário para recuperarmos a confiança, a estabilidade política e estabelecermos uma segurança jurídica absoluta nos contratos firmados. E isso vem se consolidando nesses últimos tempos”, disse.  Ainda, destacou a relevância da relação bilateral Brasil-China para as duas nações.
 
A Confederação Nacional do Transporte também participou de uma reunião reservada com o presidente, ministros e empresários brasileiros. No encontro, Vander Costa, que é presidente da Fetcemg, do Conselho Regional do Sest Senat em Minas Gerais, vice-presidente da NTC&Logística e vice-presidente da CNT, representando esta última entidade na China, salientou a importância de o Brasil ter um ambiente que estimule investidores estrangeiros a alocarem recursos no país, além de medidas para o crescimento sustentável da economia. Destacou, por exemplo, o fortalecimento das empresas e a segurança jurídica, que passa, entre outras coisas, pela regulamentação da terceirização. Ele falou, também, da atuação do escritório da CNT na China, que trabalha para identificar empresários interessados em investir em infraestrutura logística.
 
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reforçou que a economia está reagindo. “Na área de infraestrutura se anuncia um projeto ambicioso de crescimento, de maneira substancial. Os investimentos já retomaram e estão liderando o processo de recuperação da atividade. Isso é um sinal positivo”, disse o ministro.
 
No diálogo com os empresários, Michel Temer salientou o compromisso de oferecer um ambiente de estabilidade política e segurança jurídica. Apontou, ademais, que determinou à equipe ministerial a realização de estudos focados na desburocratização administrativa.
Além de Bruno Batista e Vander Costa, também participaram da comitiva da CNT o diretor de Relações Internacionais, Harley Andrade, e o executivo do escritório da entidade na China, Jose Antunes.

Fonte: Agência CNT de Notícias