Circular 0092025 - Aumento do diesel exige negociação e repasse para os embarcadores
Prezados senhores,
A Federação das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Estado de Minas Gerais (FETCEMG), diante do recente anúncio de aumento no preço do diesel, que passou a vigorar no dia 1º de fevereiro de 2025, incentiva seus sindicatos filiados a orientarem suas associadas a negociarem e repassarem para os embarcadores.
O reajuste de 6,3% representa um acréscimo de R$ 0,22 por litro nas refinarias, elevando o preço médio para R$ 3,72 por litro. O diesel é responsável por aproximadamente 35% dos custos operacionais no transporte rodoviário de cargas e que a elevação desse insumo impacta diretamente o setor.
A FETCEMG reforça que é imprescindível que as transportadoras efetuem o repasse de imediato, somente desta forma será possível que o setor adote práticas de gestão eficiente e sustentável de custos e busque alternativas para mitigar os impactos desses reajustes.
A Federação permanece à disposição para dialogar, visando soluções que garantam a continuidade e eficiência do transporte rodoviário de cargas no estado de Minas Gerais e em todo o país.
Atenciosamente,
Gladstone Viana Diniz Lobato - Presidente da FETCEMG