Childhood Brasil e Sest Senat firmam acordo de cooperação técnica


O Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) firmou com a Childhood Brasil um acordo de cooperação para ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. A iniciativa vai fortalecer o Projeto Proteger, do Sest Senat, e o Programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil. Entre as ações previstas, estão a troca de conhecimento técnico sobre violência sexual, produção de conteúdos didáticos, formação de profissionais e pesquisas.

O acordo representa um passo de importância histórica para a proteção dos direitos e para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa, cuidadosamente planejada durante meses, vai sensibilizar e preparar, em um primeiro momento, os caminhoneiros. São eles os principais atores do enfrentamento do problema nas estradas. A atuação dos motoristas como agentes de proteção tem se mostrado uma das mais efetivas contribuições para a causa.

Segundo a série de pesquisas realizadas pela Childhood Brasil – O Perfil do Caminhoneiro no Brasil – o número de caminhoneiros que não se envolvem com a exploração sexual de crianças e adolescentes aumentou de 63% para 78% nos últimos 10 anos (2005/2015).

Agora, com o acordo entre a Childhood Brasil e o Sest Senat, a mobilização em torno do tema assume um novo patamar, com efetividade e resultados que em breve vão começar a aparecer. “É um acordo que merece ser celebrado por toda a sociedade brasileira”, enfatiza o diretor-executivo da Childhood Brasil, Rodrigo Santini.

“O caminhoneiro é o ator principal das ações desenvolvidas pelo Sest Senat e, essa iniciativa visa consolidar a importância desse profissional para a sociedade em amplos sentidos e, nesse projeto especificamente, com atuação direta no enfrentamento a uma das mais graves formas de violação aos direitos humanos”, diz Nicole Goulart, diretora-executiva nacional do Sest Senat.

Multiplicadores

Por meio da parceria, a Childhood Brasil vai oferecer formação de multiplicadores de colaboradores que atuam com o Projeto Proteger nas unidades operacionais do Sest Senat. Os multiplicadores vão ministrar palestras, orientar trabalhadores do transporte e pessoas das comunidades.

A Childhood Brasil também vai assessorar no planejamento de ações do Sest Senat com foco na família e nos trabalhadores do transporte, bem como em eventos nacionais ligados ao enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes.

Sensibilização

A parceria faz parte da estratégia de aproximação com os caminhoneiros sensibilizados pelo Programa Na Mão Certa. No entanto, a intenção dos parceiros é expandir o escopo de atuação para outros atores. “Num primeiro momento, o foco será o caminhoneiro, mas já mapeamos novas oportunidades no setor, com outros potenciais agentes de proteção, como taxistas e operadores portuários, que também poderão ser alcançados”, conta Eva Dengler, Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.

Com os materiais da Childhood Brasil, o Sest Senat também vai realizar ações de sensibilização, prevenção e esclarecimento com os APS (Agentes de Proteção Social) nos pontos considerados críticos pelo Projeto Mapear, uma parceria da Polícia Rodoviária Federal e da Childhood Brasil.

“Utilizaremos a nossa estrutura em todo o país para sensibilizar o maior número possível de profissionais do transporte. Eles são peças fundamentais nesse trabalho de combate a esse tipo de crime”, destaca Nicole Goulart.

Como parte do acordo, as ações do Programa Na Mão Certa poderão contar com os espaços das 149 unidades do Sest Senat. A entidade também se propôs a incentivar as empresas do setor de transporte a aderirem ao Pacto Empresarial Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras e elegerem uma categoria de participação no Programa.

Criado em 2004, o Projeto Proteger amplia sua atuação este ano com o objetivo de agir de forma cada vez mais eficaz, trazendo inclusive os psicólogos das unidades operacionais do Sest Senat para as ações de sensibilização previstas no projeto. A instituição, consciente de sua responsabilidade social, tem o objetivo cotidiano de trazer esta pauta para discussão, conscientizando a sociedade sobre essa grave violação de direitos.

Saiba mais em http://www.namaocerta.org.br/

Fonte: Childhood Brasil