CE P2R2 Minas se reuniu na FETCEMG


Na segunda-feira (3/4), a FETCEMG recebeu em sua sede a 85ª reunião da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2 Minas).

“Iniciamos a Reunião com a Palestra do Mestre Fabriciano Pinheiro, diretor da Intertox, que a convite da FETCEMG nos apresentou os trabalhos que estão sendo realizados na atualização da ABNT 14.725. A rotulagem GHS é extremamente importante para o transporte adequado dos produtos químicos, pois é por meio dele que os transportadores poderão entender quais são os riscos que envolvem os produtos que estão sendo transportados. Com a atualização do Purple Book – GHS/ONU se faz necessário atualizar a normativa referência brasileira”, destacou a assessora jurídica ambiental da FETCEMG, Juliana Soares.

O grupo também discutiu sobre o Termo de Referência: PAE – Plano de Atendimento a Emergência Ambiental. A analista da SEMAD responsável pelos licenciamentos ambientais participou da reunião para informar que a SUPRAM entende que no processo de licenciamento é possível requerer que o PEA – Plano de Emergência Ambiental seja desenvolvido de acordo com o Termo de referência do PAE que foi apresentado pela Comissão P2R2.

Também ficou decidido que na próxima reunião ordinária será nomeado o Comitê responsável pelo evento do Seminário de Emergência Ambiental para 2023. 

“Representar a FETCEMG na comissão P2R2 é garantir que a voz dos transportadores seja ouvida pelos órgãos fiscalizadores; é permitir que a realidade do transporte chegue ao conhecimento os diversos agentes envolvidos em uma emergência ambiental. Por isso, reforçamos a importância de nossos sindicatos associados nos munirem das necessidades de seus associados quanto às obrigações ambientais”, reforçou Juliana.

 

Quer saber mais sobre a assessoria ambiental? Entre em contato com a FETCEMG!