Cargas especiais: a importância da escolta no trajeto


Diversas pessoas desconhecem o real objetivo da escolta de cargas especiais ou resumem o trabalho apenas ao acompanhamento do transporte, e isso não é verdade. Por isso, resolvi esclarecer algumas dúvidas sobre o tema para quem tem interesse em saber mais!

A escolta é extremamente importante para a segurança de cargas excedentes em peso ou dimensão, mas não é só para isso que esse acompanhamento serve. Ela oferece para a rodovia um tipo de sinalização, orientando os motoristas de que há uma carga especial na pista.

Dessa forma, os condutores conseguem entender previamente a situação da via, apenas observando os batedores, profissionais credenciados pela Polícia Federal Rodoviária responsáveis por sinalizar a existência de cargas especiais no caminho. Assim, com essa indicação, os motoristas compreenderão se haverá necessidade de diminuir a velocidade ou até mesmo de parada total de tráfego para a passagem da carga.

Por isso, em todos os projetos da Transpeciais, contamos com uma equipe de escolta para garantir a segurança dos colaboradores presentes, além de nos preocuparmos com os motoristas nas vias. Com esse tipo de transporte, garantimos a máxima eficiência da entrega e a segurança no trânsito, diminuindo consideravelmente o risco de acidentes ao longo do caminho. 

* Adalcir Lopes, diretor da Fetcemg e da Transespeciais