Campanha de combate à AIDS no SEST SENAT


Criado no final dos anos 80, o Dia Mundial de Combate à AIDS é comemorado no dia 01 de dezembro. Diversas ações marcaram a data nas unidades do SEST SENAT em Minas Gerais.

O Sest Senat de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, dedicou ao assunto uma semana, do dia 26 a 30 de novembro. Ações abordando o Dia Internacional do Doador de Sangue e Contra o Câncer de Mama também fizeram parte das atividades e envolveram alunos, pacientes e funcionários.

Materiais das campanhas foram entregues nas recepções, nas clínicas de saúde e em salas de aula, que trabalhou didaticamente com os materiais da campanha.

No dia 29 de novembro, foi realizada uma palestra sobre “AIDS e Doação de Sangue no Transporte Cargas”. Além disso, foram entregues adesivos, panfletos e preservativos aos participantes. No dia 30, aconteceu o tradicional “ABRAÇO” ao hospital Iria Diniz, a apresentação do “Coral Vozes” na praça juntamente com outras atrações artísticas.

Já em Patos de Minas, no dia 1 de dezembro, cerca de 360 pessoas participaram das ações em comemoração ao Dia Mundial de Combate à AIDS, com o objetivo de informar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o HIV e alertar sobre a importância de um diagnóstico precoce.

A unidade realizou abordagens diretamente ao público em trânsito no centro da cidade, distribuindo folhetos educativos e preservativos e convidando para irem até ao Centro Viva Vida, onde a Secretaria Municipal de Saúde realizou 50 testes rápidos e diagnósticos precoces de: HIV, Sífilis e Hepatite A, B e C e outras DST´s. O evento foi uma parceria do SEST SENAT com a Secretaria Municipal de Saúde/Centro Viva Vida.

Pouso Alegre não ficou de fora. Na unidade, as atividades foram voltadas para o combate à ADIS e ao Câncer de Mama. Cerca de 230 participaram do evento.

No dia 01 de dezembro foi realizado o 1º Encontro do Grupo Flor da Idade com o tema “Viver é melhor que Sonhar”. Uma palestra sobre “A Importância da Atividade Física para a Saúde” com a professora de educação física Michelle Mariana que deu inicio às atividades. Em seguida, houve orientação sobre o câncer de mama, como enfrentá-lo e como fazer o autoexame.

Um HIDRO SHOW marcou as atividades ao ar livre. Logo após, os presentes puderam assistir à palestra “Entendendo as doenças sexualmente transmissíveis”, que mostrou a importância do uso de preservativo. No encerramento, uma grande Dança Terapia.

Confira as fotos:

[nggallery id=11] [divider top="0"]