Caminhões terão segundo semestre pouco melhor


O maior número de dias úteis, associado à característica histórica do período, trará um segundo semestre ligeiramente melhor que o primeiro para os caminhões. “Esperamos um mercado de 133 mil unidades até o fim do ano”, estima o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, Luiz Carlos Gomes de Moraes.
Considerando que até junho o mercado absorveu 64,6 mil caminhões, outros 68,4 mil deverão ser lacrados no segundo semestre, resultando numa pequena alta de 5,8%. A retomada mais intensa, de acordo com Moraes, deve ocorrer com os modelos pesados. “Os leves ainda não sinalizaram recuperação”, diz.
O fato de o licenciamento de caminhões ter crescido 17% em julho é visto com cautela pela Anfavea. “Eles têm uma característica de mercado diferente dos automóveis, normalmente por causa do tempo de encarroçamento, e assim ocorre um atraso de cerca de 60 dias entre a aquisição e o emplacamento efetivo”, recorda Moraes.
Julho apresentou 12,4 mil caminhões lacrados, ante 10,6 mil em junho. No acumulado do ano, a venda de caminhões soma pouco mais de 77 mil unidades. O segmento com a maior retração, 30,8% ante o mesmo período do ano passado, é o dos modelos leves. A menor queda, de 1,1%, se verifica nos médios. Os pesados registram no acumulado até julho 27,9 mil unidades e retração de 12,6% ante os mesmos sete meses de 2013.
Produção e exportação
Em julho, as fabricantes de caminhões produziram 12,3 mil unidades, alta expressiva de 50% sobre junho em razão das férias coletivas adotadas naquele mês por causa da Copa. No acumulado do ano foram montados 88,3 mil caminhões, recuo de 20,7% em relação aos mesmos sete meses de 2013. A retração na montagem dos modelos leves é de 41,1%. No caso dos pesados, o recuo foi de 15,6%.
As exportações do segmento somaram 1.266 unidades, retração de 19,4% ante junho. No acumulado do ano, o envio de pouco mais de 11 mil caminhões resultou em queda de 17,9% em relação aos mesmos sete meses de 2013. O recuo mais importante, de 26,5%, ocorreu para os semipesados (3,1 mil unidades exportadas até julho).
Desempenho dos ônibus
O mês de julho registrou 2,2 mil novos ônibus chegando às ruas, volume 11,5% maior que o registrado em junho. No acumulado do ano foram licenciadas 15,58 mil unidades, volume 15,3% menor que em igual período de 2013. “Até o fim do ano chegaremos a 27,5 mil unidades”, prevê Moraes. Se o número se confirmar haverá um recuo de 16,5% ante as vendas de 2014.
A produção desses veículos em julho somou 2,86 mil unidades e alta de 12,9% sobre junho. No acumulado do ano foram montados no Brasil pouco mais de 22 mil ônibus. Os modelos rodoviários responderam por 3,6 mil unidades (queda de 12,8% ante os mesmos sete meses de 2013) e os urbanos, por 18,4 mil (retração de 13%).
As exportações somaram 617 unidades em julho, alta de 14,9% sobre o mês anterior. No acumulado foram enviados ao exterior pouco mais de 4 mil ônibus, recuo de 21,2% ante os mesmos sete meses de 2013. A queda mais acentuada (de 28,9%) foi no segmento urbano, com pouco menos de 2,5 mil unidades exportadas. Para ver o estudo completo da Anfavea.
Fonte: Automotive Business, via ABTC