Café com Palestra do Setcemg debateu gestão nas empresas de transporte


No dia 7 de julho, a Comissão de Jovens Empresários de Belo Horizonte e Região Metropolitana (ComJovem BH e Região) promoveu uma edição especial do Café com Palestra do Setcemg. O palestrante convidado foi o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e coordenador do projeto de implantação do Planejamento Estratégico da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Marconi Martins de Laia.

A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente do Setcemg e da Fetcemg, Gladstone Lobato, e pela coordenadora da ComJovem BH e Região, Ana Luiza Magalhães Lobato, e contou com a presença de membros das diretorias das duas entidades, empresários do setor e representantes de empresas da cadeia produtiva do transporte. Essa edição do Café com Palestra teve apoio institucional da Fetcemg.

Martins de Laia propôs uma ampla reflexão sobre diversos aspectos fundamentais da gestão das empresas de transporte de forma a tornar o negócio mais atraente e lucrativo. Ele falou sobre a necessidade da identificação dos diversos processos que as organizações possuem e a importância de se destacar as prioridades entre eles. “Qualquer organização, para atender seus múltiplos clientes, precisa de múltiplos processos conjugados com múltiplos processos de outras organizações. Um processo bem gerenciado deve ser transparente, com regras e - talvez o aspecto mais importante - com o envolvimento das pessoas. O que vemos hoje é que as empresas só se preocupam com os processos nos momentos de “apagar incêndios”, quando o cliente já reclamou do serviço. Neste momento, identificar onde estava o erro fica impossível”, afirmou.

“Entender quais processos são relevantes pode ser transformador para a organização. Portanto, identifique quem são seus clientes, quais produtos sua empresa oferece e como você os entrega”, finalizou.

Ação Social

Esta edição do Café com Palestra também foi uma ação de responsabilidade social. Foi solicitado aos participantes a doação de latas de leite em pó ou alimentos não-perecíveis para serem doados à Associação Mineira de Reabilitação (AMR).

Foram arrecadados mais de 24kg de leite em pó, entregues à associação por integrantes da ComJovem BH e Região.

A Comissão já definiu outras ações sociais que serão realizadas em breve. Aguarde novas divulgações nos sites do Setcemg e da Fetcemg e nas mídias sociais das entidades.