Café com Palestra apresentou as principais alterações trazidas pela reforma trabalhista
Mais de 200 empresários e executivos do transporte rodoviário de cargas participaram nesta quinta-feira, 27, do Café com Palestra do Setcemg. O evento apresentou o tema “Reforma trabalhista: principais mudanças” e foi realizado na unidade do Sest Senat Jardim Vitória.
Segundo o presidente do Setcemg, Gladstone Lobato, a reforma era uma reivindicação antiga da classe empresarial e de trabalhadores. O próximo passo será oferecer informação às empresas para que elas adequem. “Há mais de dois anos o setor buscava essa reforma. Teremos pela frente mudanças significativas e o Sindicato vai apoiar os empresários com a realização de treinamentos específicos sobre a nova legislação”, afirmou Lobato na abertura do evento.
O presidente da Fetcemg, Sérgio Pedrosa, destacou os grandes prejuízos sofridos pelas empresas com uma legislação trabalhista desatualizada e a formação da 'indústria da reclamação trabalhista'. “Vimos muitas empresas falindo e fechando postos de emprego com uma justiça do trabalho que não era justa com os empresários. Agora, não teremos mais exageros em valores requisitados em processos trabalhistas. A reforma trará mais equilíbrio nas relações entre empregadores e empregados e serão formados mais postos de trabalho”, afirmou.
Ele lembrou de outra mudança no setor, quando foi sancionada a Lei da Jornada (12.619/12). “Lembro que fizemos um evento semelhante a esse e, cinco anos depois, é nítido que as empresas que buscaram informação e se adequaram não sofreram tanto com essa crise. Portanto, esse Café com Palestra é o primeiro passo para vermos os negócios progredirem novamente no Brasil”, afirmou.
Também participaram do evento os presidentes do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Juiz de Fora e Zona da Mata (SETCJF), José Herculano da Cruz Filho; do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Sul de Minas Gerais (Setsul), Néliton Antônio Bastos; e do diretor da Fetcemg, Vander Costa.
A reforma trabalhista - Lei 13.467/17
A reforma trabalhista (lei 13.467/17) foi sancionada pelo presidente Michel Temer, mas só começará a valer a partir de 12 de novembro. A lei moderniza a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e as leis 6.019/74, 8.036/90 e 8.212/91 com a finalidade de adequar a legislação trabalhista brasileira às novas relações de trabalho. O novo texto mexe com cerca de 90 pontos da CLT, entre eles a negociação entre patrões e empregados, férias e formas de contratação, além de acabar com o imposto sindical.
Os assessores jurídicos do Setcemg Paulo Teodoro do Nascimento e Jeferson Oliveira apresentaram as principais mudanças trazidas pela reforma. “Trata-se de mais uma série de adaptações que as empresas terão que fazer para mostrar a força do setor de transporte”, destacou Nascimento.
“Além da reoneração da folha de pagamentos e dos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis, a legislação trabalhista era outro tormento para o empresário. A nova lei veio de uma luta insana de negociações. Agora, quem gera empregos no país será tratado com mais respeito e mais justiça”, afirmou.
Nascimento pontuou 27 das principais alterações, dentre elas, a jornada 12h x 36h, a representação de empregados, o trabalho da mulher em ambiente insalubre, a prevalência do negociado sobre o legislado, a terceirização, a equiparação salarial, o fracionamento de férias e outras. “São 90 alterações de tópicos, o que é muita coisa. Os departamentos de Recursos Humanos e os empresários têm que conhecer todas detalhadamente porque vão ocorrer mudanças estratégicas nas empresas”, reforçou.
Segundo o assessor, o Setcemg realizará treinamentos divididos em módulos para apresentar as mudanças em detalhes às empresas. Fique atento ao cronograma de capacitações do Setcemg.
Simulador de direção do Sest Senat
A coordenadora de Desenvolvimento Profissional da unidade Belo Horizonte - Jardim Vitória, Luciana Chagas, apresentou o Simulador de Direção da unidade e os cursos oferecidos com uso do equipamento. “A iniciativa do Sest Senat de realizar um investimento tão grande como este em tecnologia visa oferecer mais segurança nas estradas. Temos recebido um retorno muito positivo das empresas”, destacou. Conheça o Simulador, procure o Sest Senat mais próximo da sua empresa e inscreva seus motoristas nos treinamentos da instituição.