BHTrans realiza consulta pública sobre Política de Logística Urbana de Belo Horizonte
Desde o fim de setembro, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) realiza consulta pública sobre a política de logística urbana na capital mineira. Até o dia 23 de novembro, será possível avaliar cerca de 40 medidas sugeridas pela autarquia que incluem a implantação de estacionamento rotativo nas áreas de carga e descarga e aumento da fiscalização, principalmente no centro da cidade.
As sugestões estão concentradas em oito áreas: circulação; carga e descarga; política de logística urbana; uso do solo; instrumentos de gestão e fiscalização; centro de distribuição urbana; entrega fora do pico e entregas de último quilômetro.
Além da consulta, estão sendo realizados testes para verificação da modificação da sinalização das vagas de carga e descarga, bem como mudanças no processo de emissão de autorizações para circulação e operação nas áreas com restrição a caminhões.
Logística Urbana
As propostas de soluções para os problemas da distribuição urbana de mercadorias e suas consequências devem considerar a opinião de todos os envolvidos, buscando atender os interesses conflitantes, tendo, como principal foco, a melhoria da cidade, com ambiente propício para os negócios.
Desde 2007 foram implantadas novas regras para a circulação e operação de carga e descarga em Belo Horizonte. A área central e os corredores mais movimentados contam com regas de disciplinamento, que foram originadas de uma ampla discussão realizada com a sociedade. As diretrizes foram definidas na Portaria BHTrans DPR n.º 138/09 de 16/12/09.
Para casos excepcionais, como cargas indivisíveis ou veículos especiais, que ultrapassem a capacidade e as dimensões estabelecidas, a BHTrans poderá emitir uma autorização especial para o veículo.