BHTrans apresenta o Plano de Mobilidade para a Copa do Mundo para o Setcemg
Nesta segunda-feira (14), representantes da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) estiveram na sede do Setcemg para apresentar à diretoria e aos representantes do Grupo Técnico de Mobilidade Urbana o Plano de Mobilidade para a Copa do Mundo em Belo Horizonte. O presidente do Setcemg, Sérgio Pedrosa, o vice-presidente, Gladstone Lobato, e o consultor técnico da entidade, Luciano Medrado, participaram da reunião, que teve ainda a presença de representantes das empresas Braspress, Transpedrosa e Shell/Raízen.
O gerente da BHTrans, José Gabriel Gazolla, o chefe de gabinete da Presidência, Geraldo Abranches, e do gerente de operações especiais, Antônio Cláudio Kubrusly, apresentaram todo o planejamento do órgão para o trânsito no entorno do Mineirão e do Expominas, na região oeste da cidade, local este onde haverá grande concentração de torcedores por abrigar a FifaFan Fest da capital mineira durante a Copa do Mundo.
Foram apresentados os planos de bloqueio de trânsito, de desvio de linhas de transporte coletivo e da implantação das “Fans Walks”, corredores preferenciais para torcedores portadores de ingresso na região da Pampulha, bem como os planos de fiscalização e segurança para regiões estratégicas da cidade. Estes pontos e os horários de circulação serão divulgados em breve pela BHTrans por meio de uma portaria.
Segundo João Gabriel Gazolla, a quantidade de diretrizes é o que faz o evento ser robusto e o apoio da comunidade neste período será fundamental para o sucesso das operações. “Precisamos que as pessoas se adequem para termos o menor impacto possível. Todos têm que entender que são mudanças de ocasião e a partir da divulgação da portaria iremos entrar com uma campanha de comunicação maciça para tudo transcorrer em ordem”, afirmou.
Cargas Perigosas
Outro tema debatido foi a restrição de circulação de veículos de transporte de carga perigosa, sobretudo, na região do Anel Rodoviário. Foi questionado se o esquema testado na Copa das Confederações, que impactou negativamente nos transportadores de carga, será repetido. “O que aconteceu naquela ocasião foram os boatos de manifestação naquela região. Já temos uma proposta de interlocução com o Dnit e o DER-MG para que não seja preciso fazer o total bloqueio do Anel e assim prejudique o abastecimento da cidade”, explicou Gazolla.
Na reunião ficou definido que o Setcemg terá uma equipe de plantão na BHTrans nos dias de jogos para atender transportadores e alertá-los sobre as restrições na cidade. “É importante saber com antecedência como será o abastecimento da cidade durante a Copa para que os transportadores possam planejar suas operações e negociar com seus embarcadores”, comentou o consultor técnico do Setcemg, Luciano Medrado.