Belo Horizonte recebeu a 4ª etapa da Copa Sest Senat de Futebol 7 Society


Unidade do Serra Verde foi palco de quatro jogos no sábado (2). Semifinal e final serão realizadas na Bahia, em outubro

Oito times, de diversas regiões do país, se enfrentaram no último sábado (2), no espaço esportivo da unidade do Sest Senat Serra Verde (A14), em Belo Horizonte, pela fase nacional da Copa Sest Senat de Futebol 7 Society. O campeonato, que é exclusivo para trabalhadores do setor de transporte, está em sua quinta edição e todas as partidas da competição são regidas de acordo com as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol 7 Society (CBF7).

Segundo a supervisora do Conselho Regional do Sest Senat de Minas Gerais (CRMG), Eliana Costa, trata-se de um projeto fundamental para o setor de transporte em todo o Brasil e que Minas Gerais teve a honra de sediar. “A realização desse evento em Belo Horizonte tem um grande significado para o Conselho Regional, por se tratar de uma fase nacional. Esse é um dos grandes projetos de inclusão e integração da entidade e estamos à disposição da Diretoria Executiva (DEX) para colaborar em muitas outras fases nacionais nos próximos anos”, afirmou.

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetran), Waldemar Araújo, destacou a união e o espírito de equipe dos atletas como algo fundamental a ser seguido por todos os brasileiros. “É com muita satisfação que recebemos atletas nesse ambiente de união e espírito esportivo. É isso o que queremos para o nosso país e nossa sociedade, como um todo. Aqui participaram trabalhadores do transporte que representam o que o Brasil precisa”, afirmou.

Desde o início do campeonato, em março, a Copa Sest Senat de Futebol 7 Society reuniu mais de 7 mil atletas trabalhadores do transporte em 542 equipes, formadas pelas 64 unidades do Sest Senat de todo o Brasil e tem cumprido a missão de estimular a prática esportiva e a confraternização entre os trabalhadores do transporte.

A disputa

A rodada foi aberta pelas equipes de Simões Filho (BA) e Rio Grande (RS). A equipe baiana, atual campeã do torneio, passou facilmente pelos gaúchos com um placar de 6 a 2.

O segundo jogo da rodada foi entre as equipes de Fortaleza (CE) e Ponta Grossa (PR). Em uma disputa bastante equilibrada, os cearenses se saíram melhor e venceram por 4 a 2.

A fase seguiu com o jogo entre as equipes de Rio Claro (SP) e Santarém (PA). A equipe paulista começou vencendo mas os paraenses viraram o jogo e fecharam a disputa por 5 a 3.

O último jogo da rodada foi o mais aguardado pela torcida mineira. A equipe de Governador Valadares (MG) tentou avançar no campeonato mas parou frente à equipe de Vila Jaguara (SP). Com o placar de 4 a 4, a disputa foi para os pênaltis, quando os paulistas levaram a melhor por 3 a 1.

As fases semifinal e final vão ser realizadas nos dias 15 e 16 de outubro na cidade de Simões Filho, na Bahia. A equipe da cidade vai tentar o bicampeonato em casa, embalada pelo excelente resultado em Minas Gerais.

Governador Valadares

A cidade de Governador Valadares tem tradição no evento e já participou de duas semifinais, tendo vencido a edição de 2012. A expectativa que a equipe avançasse no campeonato era grande, mas não foi dessa vez. Em um jogo emocionante, a equipe foi derrotada pelos representantes de Vila Jaguara (SP). O placar final da partida foi de 4 a 4, e a disputa foi para os pênaltis, quando os paulistas levaram a melhor por 3 a 1.

Mas não foi por falta de dedicação. A equipe possui comissão técnica, calendário de treinamentos e trabalha duramente para ter bons resultados. “O trabalho de preparação dos jogadores e a dedicação ao torneio é sacrificante para muitos deles, que participam pelo amor ao esporte. Estes atletas merecem o nosso carinho e reconhecimento”, afirmou o dirigente da unidade de Governador Valadares, Daniel Sales.

“Levaremos daqui a experiência de participar, mais uma vez, de um excelente torneio. Tivemos a oportunidade de jogar com ótimas equipes e a dedicação por parte dos jogadores vai continuar”, afirmou o técnico da equipe e ex-jogador, Admirson Ferreira.

Qualidade técnica e estrutura profissional

A Copa Sest Senat de Futebol 7 Society está longe de ser um torneio amador. A competição reúne atletas de alto nível que se destacam dentro de campo.

“Aqui nós reunimos representantes de todos os modais e a receptividade do público é excelente. Não temos dúvidas de que trata-se de um projeto de sucesso, que consegue integrar gestores, coordenadores e trabalhadores em um ambiente pela promoção da saúde e de lazer”, afirmou a coordenadora de Promoção Social da DEX, Jamile Antunes.

Para o dirigente da unidade Serra Verde, José Vicente Pinto Júnior, a estrutura do Sest Senat para a realização do torneio é um ponto alto da competição, que tem condições de abranger mais equipes. “É uma grande oportunidade para os trabalhadores que gostam do esporte têm de praticá-lo em campos bons, com segurança e toda a estrutura de um torneio profissional de futebol. A Copa já é um evento esperado pelo setor e precisa de mais incentivo das empresas”, afirmou. “Lamento que Minas Gerais não tenha avançado, mas é certo que as unidades vão trabalhar para que no ano que vem tenhamos um representante na final”, completou.

Leonardo “Pelezinho”, de 27 anos, jogador da Viação Campos Gerais, foi um dos destaques da equipe de Ponta Grossa (PR). Jogador com experiência em grandes clubes do seu estado, como o Operário, de Ponta Grossa, e o Coritiba, da capital, destacou a qualidade técnica dos parceiros e a estrutura do evento. “Infelizmente não avançamos, mas fiquei surpreso com a qualidade do campeonato, estrutura e organização. Essa foi a minha primeira vez e espero participar nos próximos anos”, finalizou.