Associada do Setcemg ganha o Prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais
Neste ano, os dois vencedores da categoria Transporte de Cargas são trabalhadores da Lenarge Transportes e Serviços, que pela segunda vez consecutiva leva os prêmios.
Na tarde de segunda-feira (26), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) foi palco da entrega do 58º Prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais, promovido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O Setcemg e a Fetcemg apoiam o evento desde o início, em 1960.
A premiação é uma homenagem aos motoristas que se destacaram por suas boas práticas e bons exemplos na direção dos veículos. Neste ano, 204 motoristas e motociclistas profissionais do estado se inscreveram em nove categorias, porém seis tiveram motoristas agraciados.
Foram premiados 11 motoristas, escolhidos pela comissão julgadora que é composta por representantes de órgãos executivos de trânsito e entidades profissionais do estado.
Os gerentes do Setcemg e da Fetcemg, Renato Marques e Vanessa Borges, respectivamente, prestigiaram a cerimônia e entregaram os prêmios aos vencedores da categoria Transporte de Cargas.
Transporte de cargas
Nesta edição, a grande vitoriosa na categoria Transporte de Cargas foi que a Lenarge Transportes, empresa associada ao Setcemg desde 2011, que levou os dois prêmios. “Pelo segundo ano consecutivo, a Lenarge ganhou o primeiro e o segundo lugar, o que é motivo de muito orgulho”, comemorou o diretor-presidente da transportadora e diretor do Setcemg, Márcio Afonso de Morais.
O primeiro lugar da categoria Transporte de Cargas ficou com Júlio César dos Santos, motorista de carreta, que transporta especialmente carvão. O motorista comemorou a conquista. “Tive esta oportunidade de estar aqui e conseguir o primeiro lugar. Tenho que agradecer aos amigos que acreditaram no meu trabalho e no meu potencial", afirmou.
Com 26 anos de carreira, 11 no transporte desse produto, e há apenas 10 meses na Lenarge, Júlio Cesar destacou a importância do investimento em capacitação. “Eu tenho muitos cursos na área e isso é muito importante. A Lenarge se preocupa muito com seus profissionais. Ela investe em treinamentos constantemente e está sempre dando oportunidades para fazermos novos cursos e nos especializando no transporte”, destacou.
Para os colegas de profissão, Júlio contou o segredo do sucesso e deixou um recado para que todos possam estar em primeiro lugar na premiação. “Aconselho todos os motoristas a sempre fazerem seu trabalho corretamente, seguir as leis, as regras de trânsito, que estão aí para serem cumpridas. Procure dar o seu melhor no dia a dia e compartilhe sua experiência com os mais novos”, afirmou.
O segundo lugar da categoria também ficou com um trabalhador da Lenarge Transportes. Danúzio Marcone Santos está há três anos na transportadora, completados no dia do evento, e é especialista em transporte de produtos perigosos.
A carreira na estrada vem de família. Há 25 anos atrás do volante, Danúzio fala que a escolha da profissão vem da tradição. “Meus pais foram caminhoneiros e, como diz o ditado, filho de peixe, peixinho é. Gosto muito do que faço e exerço com muito carinho, dedicação e amor”, afirmou.
Segundo Danúzio, o reconhecimento pela empresa, que o indicou para concorrer ao prêmio, e a homenagem foram muito gratificantes para ele. “Eu fico muito feliz de ser reconhecido e estar proporcionando essa alegria também para a empresa. Afinal, nós nos dedicamos muito e fiquei muito honrado com a premiação. Foi fundamental o trabalho da empresa, que nos gabaritou para chegarmos aonde estamos”, destacou.
Para os colegas, Danúzio também deixou o seu recado. “Venham fazer o que há de melhor. Eu busco sempre me especializar e reciclar meus conhecimentos. É a primeira vez que participo e fiquei muito feliz com a homenagem”, finalizou.
O papel das empresas na formação de bons profissionais
Além de homenagear os profissionais, o prêmio demonstra o comprometimento das empresas na constante especialização e reconhecimento dos seus profissionais. Isso porque a escolha dos homenageados se dá pela conduta no trânsito e também pelo investimento em capacitação. O diretor-presidente da Lenarge Transportes e diretor do Setcemg, Márcio Afonso de Morais, participou da premiação e destacou o profissionalismo dos motoristas e o investimento da transportadora no desenvolvimento do capital humano.
Márcio destacou a importância do prêmio para servir de auditor de sua empresa, já que por meio do prêmio ele verifica que o investimento em capacitação dos seus profissionais está dando retorno para a empresa e para os funcionários. “É muita satisfação para Lenarge ganhar novamente o prêmio. Vemos claramente que é o reconhecimento de um trabalho de muito tempo, sério, com muita dedicação e investimento. Mesmo diante do cenário difícil que enfrentamos recentemente, a Lenarge não abriu mão de investir em segurança, capacitação e conscientização. Tenho certeza que o reconhecimento por parte das autoridades de trânsito é exatamente pautado pela carga de treinamentos aplicados e conduta do motorista. Nós ficamos muito satisfeitos, porque vemos que dá resultado, que é um bom exemplo e que, na verdade, estamos salvando vidas”, finalizou.
Confira a lista de ganhadores de 2018:
Categoria: Transporte Coletivo de Passageiros Rodoviário
1º Lugar: Sebastião da Silva Gomes
2º Lugar: Carlos Alberto Gomes Moreira
Categoria: Transporte Coletivo de Passageiros Metropolitano
1º Lugar: Ezequiel dos Santos
2º Lugar: Gilmar Marcelino Duarte
Categoria: Transporte Coletivo de Passageiros Urbano
1º Lugar: José Teodoro dos Reis
2º Lugar: Donizete Pinto Lara
Categoria: Transporte de Carga
1º Lugar: Júlio César dos Santos
2º Lugar: Danúzio Marcone Santos
Categoria: Táxi
1º Lugar: Geraldo Pereira de Almeida
Categoria: Transporte de Órgão Público
1º Lugar: Marco Antônio Santos Said
2º Lugar: Jonatã Feiber Castro