Assessor de Segurança participa de congresso sobre segurança para produtos farmacêuticos
Nos dias 31 de maio e 1o de junho, o assessor de Segurança da FETCEMG, Ivanildo Santos, representou o Sindicato no Congresso de Segurança para Produtos Farmacêuticos (CONSEFAR), realizado em São Paulo (SP). O evento tratou de vários temas importantes relacionados ao transporte de cargas entre eles: o cenário do roubo de cargas no Brasil, rastreabilidade de produtos farmacêuticos, atuação do FNCP frente às falsificações e ações de mitigação na venda ilegal do mercado on-line.
Especialistas do setor farmacêutico e de laboratórios estiveram presentes para debater sobre os temas e o principal discutido foi o roubo e furto de cargas, que tem impactado nas operações das distribuidoras de medicamentos e a venda ilegal destes medicamentos. “Os produtos chegam nas mãos de receptadores que os comercializam no mercado convencional e pela internet, gerando diversos riscos que vão desde a queda da reputação da marca até o risco à vida por uso de medicamento sem acompanhamento médico ou até mesmo falso, medicamento que passou por condições de armazenamentos desconhecidas, além do cometimento de crime na venda e receptação dos produtos”, destaca Ivanildo.
No evento, foi divulgado que o mercado de seguro pagou, com seguro de transporte, em 2022, mais de 3 bilhões de reais de indenização de sinistros, sendo 47,6% de roubo de cargas, 36,2% de acidentes e 16,3% outros. No total, o prejuízo foi de 1,5 Bi com roubo no transporte de cargas e mais de 15 mil roubos registrados no Brasil.
Na foto, Ivanildo aparece com Leonardo Cerqueira Souza, representando o Fórum de GR, e Cel. Mauro Ricciarelli, representando o SETCESP.