Artigo: O custo do transporte rodoviário
Se todas as rodovias brasileiras estivessem em bom estado de conservação, o transporte rodoviário de cargas poderia reduzir seus custos em 31,7%. Em números absolutos, o Brasil conseguiria economizar anualmente R$ 12 bilhões por ano. Os dados, fruto de um estudo da NTC&Logística, uma das principais entidades representativas das empresas transportadoras do país, chamam a atenção para a necessidade de investimentos nas rodovias que garantam o escoamento da riqueza nacional.
O prejuízo apontado pela NTC&Logística, encontra respaldo em pesquisas feitas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de São Paulo (USP). Se a rodovia estiver em más condições, o consumo de combustível pode aumentar em até 60%. Um caminhão rodando nessas circunstâncias, por exemplo, chega a subir seu custo operacional por volta de 35%.
Um exemplo para mudar essa realidade pode ser encontrado no Sistema MG-050/BR-265/BR-491, principal via de ligação entre o Centro-Oeste e o Sudoeste de Minas Gerais e que até 2016 vai atingir a marca de R$ 1 bilhão em investimentos feitos pela Concessionária Nascentes das Gerais. Tais aportes começaram a ocorrer em junho de 2007 e podem ser vistos no trecho entre Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, até São Sebastião do Paraíso, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Os 371,4 quilômetros, administrados em regime de parceria público-privada (PPP), mudaram significativamente com as obras já entregues.
A modernização do Sistema MG-050 pode ser analisada em duas partes. Na primeira, foram R$ 500 milhões, convertidos em 55 quilômetros de terceiras faixas, 20 quilômetros de duplicações, 10 quilômetros de correção de traçado em curvas sinuosas, pontes, viadutos, passagens inferiores de veículos e pedestres, trevos remodelados e melhorias no pavimento que fazem a diferença. Na segunda, entra na análise a projeção de mais R$ 500 milhões em investimentos que vão resultar em outras travessias urbanas duplicadas, faixas adicionais, correções de traçados e curvas, dispositivos de acesso e retornos, recuperação do pavimento e mais segurança.
Atualmente, o Sistema MG-050 conta com diversas frentes de obra ao longo da rodovia. Além da modernização da infraestrutura de Minas Gerais, a PPP, nesta fase de execução das obras, desempenha um papel de destaque na geração de centenas de empregos, o que impulsiona a economia regional.
Os investimentos também impactam diretamente o custo do transporte de mineração, minério de ferro, siderurgia, moda, calcário, cimento, café e cana-de-açúcar, que passam todos os dias pela MG-050. Entretanto, como trata-se de um importante corredor que faz a ligação entre Belo Horizonte e o interior do Estado de São Paulo, os demais tipos de transporte de carga são igualmente influenciados em sua logística.
Esta realidade configura-se como um pilar fundamental, mas hoje deficitário, de sustentação da matriz estrutural e logística do país: o ônus para o transporte de cargas e mercadorias decorrente das condições precárias das rodovias brasileiras. O escoamento da produção é prejudicado pela falta de pavimentação, sinalização e geometria das vias que, conseqüentemente, levam à deterioração dos serviços e aumento de custos operacionais com a elevação do frete e manutenção da frota, gerando uma distorção na matriz de transportes.
Contudo, a experiência e os resultados comprovam que investimentos e gestão eficiente, que podem ser proporcionadas pelo setor privado por meio de concessões e PPPs, são ferramentas relevantes para modernizar o país e o conjunto de modais que alavancam a infraestrutura brasileira.
* Engenheiro civil e diretor-executivo da Concessionária Nascentes das Gerais
Fonte: Diário do Comércio