Aplicativos para celular facilitam a vida de usuários e de empresas de transporte


Proprietários de smartphones podem baixar vários programas gratuitamente.

Com apenas um toque na tela sensível do celular já é possível conseguir um táxi, descobrir qual a melhor rota a seguir na saída do trabalho para fugir do trânsito, confirmar o embarque na companhia aérea escolhida para a viagem e até mesmo saber se o ônibus ou o metrô estão operando com tranquilidade. A criação de aplicativos voltados para o setor de transporte tem facilitado muito a vida de usuários de transporte coletivo em todo o país, nas mais diversas modalidades (ônibus, trem, metrô, táxi, avião). Ao mesmo tempo, traz ganho de produtividade para as empresas que prestam um serviço melhor ao usuário e gerenciam de maneira mais rápida e precisa as suas operações. De acordo com Christian Marra, diretor da Nethics, consultoria em estratégia de mídia digital, é possível explorar inúmeras funcionalidades dos aplicativos no setor de transporte. "Companhias aéreas, transportadoras rodoviárias, companhias de metrô, trens e outras podem desenvolver aplicativos que prestem vários serviços aos usuários", ressalta ele. Hoje, já existem diversas opções nas principais lojas on-line do mercado. Em uma busca simples realizada pela Internet, a reportagem da revista CNT Transporte Atual identificou pelo menos 20 aplicativos disponíveis, quase todos com acesso gratuito. Essa febre pelos apps, como são conhecidos esses produtos, pode ser explicada pelo número de pessoas com acesso ao celular. No Brasil, há mais aparelhos móveis do que habitantes. Segundo levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país fechou 2012 com 261,78 milhões de linhas de celulares ativas. No ano, foram registradas 19,54 milhões de novas habilitações, o que representa um crescimento de 8,07% na base de assinantes. Pelo menos 35% das linhas ativas no país são de smartphones, aparelhos que possibilitam o uso de aplicativos. O país tem 190,7 milhões de habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Facilidades Em São Carlos, interior de São Paulo, um desses apps foi criado para auxiliar deficientes visuais a utilizarem o transporte coletivo. Desenvolvido pelo Grupo Criar, em junho de 2012, o Bus Alert avisa ao usuário, por meio de mensagem de voz, onde o ônibus está.

Além disso, uma mensagem também é enviada ao motorista informando que em determinado ponto, um deficiente visual aguarda o embarque. De acordo com Sérgio Soares, diretor-presidente do Grupo Criar, a iniciativa da criação do aplicativo acompanha a necessidade de o Brasil priorizar a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas, principalmente nas grandes cidades.

"Acompanhando as diretrizes de Lei da Mobilidade Urbana, principalmente no que diz respeito à acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, decidimos desenvolver o produto”, explica. Usuário do sistema, o deficiente visual Ailton Alves Guimarães afirma que hoje tem muito mais autonomia no seu dia a dia. “Antes, eu ficava no ponto perguntando para as pessoas qual ônibus estava vindo. Quando não tinha ninguém para ajudar, parava todos os ônibus que ouvia chegar. Hoje, com o aplicativo, faço tudo sozinho". Para Marcos Bicalho, diretor administrativo e institucional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), esses aplicativos vieram ocupar uma lacuna muito grande que existia nos serviços de transporte público no Brasil, a oferta de informações precisas sobre horários e situação do serviço aos usuários. "Como o serviço é muito capilar e complexo, a utilização dos aplicativos facilita essa gestão de horários e informações. Para a mobilidade urbana de forma geral, esse é um ganho muito positivo". Fã dos aplicativos, o designer Carlos Eduardo Carvalho Sanches coleciona os ícones de vários deles na tela inicial do celular. Os preferidos são os que permitem escolher a melhor rota do trânsito por meio de mapas de localização, realizar check-in de empresas aéreas e localizar táxis. "Todos esses aplicativos facilitam muito a minha vida. Os de check-in me dispensam de utilizar um computador só e gastar papel com cartão de embarque. Os de localização me ajudam muito a achar rotas mais fáceis para qualquer destino. E com o de táxi, consigo chamar um carro com apenas um toque na tela do celular". Um dos apps utilizados por Sanches para encontrar um táxi é o ResolveAí. Disponível em 26 cidades, o sistema integra 65 cooperativas com 15 mil carros. Até o fim do ano, o aplicativo deve estar disponível em 50 cidades brasileiras. Confira uma breve relação de aplicativos disponíveis: Táxi ResolveAí 99 Táxis Taxibeat Trânsito Waze Tomtom Olho na estrada Ônibus e Metrô Komutá Consultar Ônibus Ônibus Belo Horizonte Livia Cerezoli

Agência CNT de Notícias