ANTT e Via Cristais assinam contrato de concessão da rodovia BR-040, no trecho entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO)
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Via Cristais, subsidiária da VINCI Rodovias, assinaram na noite desta segunda-feira (10/2) o contrato de concessão da BR-040, no trecho que liga Belo Horizonte (MG) a Cristalina (GO), dando início a um processo de transformação da infraestrutura rodoviária que vai impactar positivamente a mobilidade, segurança e qualidade do transporte na região.
O contrato assinado oficializa a concessão e o início de um período de transição de um mês, no qual a Via Cristais trabalhará de perto com a ANTT para garantir a perfeita continuidade da operação, preparando todos os aspectos necessários para a entrega total da gestão da rodovia, prevista para o dia 10 de março. Durante este período, será garantido o cumprimento das exigências contratuais, visando uma transição sem contratempos.
Desde a conquista da concessão, em setembro de 2024, a VINCI Highways, empresa global com experiência em gestão de rodovias, tem se dedicado para estruturar sua operação no Brasil, criando, por exemplo, a Via Cristais. Com mais de 300 colaboradores, a subsidiária se prepara para uma nova fase de investimentos e melhorias significativas ao longo dos próximos 30 anos.
Além disso, a partir de hoje, com a assinatura do contrato, um plano acelerado de melhorias será colocado em prática, com foco em oferecer benefícios rápidos e palpáveis aos motoristas que trafegam pela BR-040.
Entre as ações previstas nos primeiros 100 dias de operação, destacam-se:
- Sinalização e visibilidade: Revitalização de marcações rodoviárias horizontais e verticais, garantindo maior segurança aos motoristas.
- Infraestrutura: reparos de drenagem, recapeamento de pavimentos e a resolução de mais de 1.000 buracos na pista.
- Segurança e atendimento: Modernização dos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), torres de telecomunicações e praças de pedágio.
- Limpeza e conservação: Melhoria nas condições de limpeza das rodovias, com foco na visibilidade e em condições de condução mais seguras.
Essas ações iniciais visam proporcionar uma experiência mais segura e confortável para os motoristas, além de demonstrar o compromisso da ANTT e da Via Cristais com a melhoria contínua da qualidade do serviço.
Além das melhorias imediatas, a Via Cristais está desenvolvendo um robusto plano de investimentos para o futuro da rodovia, com foco em modernização e expansão. O plano inclui a duplicação de 10 km da estrada, 168 km de faixas adicionais em vias duplas, 174 km em vias simples e 61 km de estradas marginais. As obras começarão em março, com foco em pavimentação, sinalização, drenagem, taludes e pontes.
Estima-se que essas melhorias gerarão cerca de 91.104 empregos diretos e indiretos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da região. Ao todo, o projeto de concessão da BR-040 prevê investimentos totais de R$ 12 bilhões, sendo R$ 6,4 bilhões destinados à infraestrutura e R$ 5,6 bilhões a custos operacionais pelas próximas três décadas.
A concessão contará ainda com um avançado sistema de monitoramento, incluindo 228 câmeras de segurança e 28 painéis de mensagens, assim como tecnologia de detecção automática de incidentes, garantindo maior segurança e eficiência na gestão do tráfego.
Esse investimento robusto, somado ao desconto de 14,32% oferecido pela Vinci Highways no pedágio durante o leilão realizado em setembro de 2024, na sede da B3, em São Paulo, visa proporcionar benefícios tangíveis para os motoristas, como Descontos para Usuários Frequentes (DUF) e o pagamento automático via tags.
Impacto regional e nacional
A concessão da Rota dos Cristais tem um impacto significativo para a melhoria da infraestrutura rodoviária e para o desenvolvimento econômico da região. Com previsão de beneficiar diretamente mais de 4,2 milhões de pessoas, o projeto contribui para a segurança viária, qualidade de vida e a redução de custos para motoristas que utilizam a rodovia de forma recorrente.
De acordo com o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o projeto é um marco para a modernização do transporte rodoviário brasileiro e terá um papel essencial na interligação entre o Centro-Oeste e Minas Gerais, estimulando a economia e a mobilidade no país.