Foto: Divulgação / AESCOM ANTT
Foto: Divulgação / AESCOM ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), representada pelos diretores Guilherme Theo Sampaio e Felipe Queiroz, participou, nesta quinta-feira (9/12), da apresentação dos resultados do Plano de 100 Dias da EPR Via Mineira.
A concessionária assumiu a administração da BR-040/MG entre Belo Horizonte e Juiz de Fora em agosto deste ano, mas traçou um planejamento antes do início da vigência do contrato de concessão, a partir de estudos técnicos e diálogos com autoridades e representantes da sociedade civil mineira. O plano começou a ser executado no primeiro dia do contrato de concessão (6/8), com intervenções de engenharia rápidas e assertivas, especialmente em trechos com problemas históricos, para garantir maior segurança e fluidez na rodovia.
Desde o início da concessão, entre 6 de agosto e 18 de novembro, a EPR Via Mineira registrou 11 vítimas fatais na BR-040, representando uma redução de 39% na comparação com o mesmo período de 2023, quando foram contabilizadas 18 vítimas. No mesmo período, os acidentes com vítimas fatais reduziram de 15 para 11, uma redução de 26%.
O diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio ressaltou o seu contentamento na materialização do plano. “Muito satisfeito em ver que conseguimos materializar, na totalidade, o que previmos no plano de investimento que apresentamos para os 100 primeiros dias. O usuário, que sempre será a nossa prioridade, já está percebendo as melhorias iniciais. E ano que vem já iniciamos as grandes obras de infraestrutura”, apontou.
De acordo com o diretor Felipe Queiroz, o trecho é um eixo estruturante fundamental da logística brasileira. “A BR-040 precisa contar com investimentos robustos para que possamos desenvolver o país e melhorar a segurança dos motoristas. Gostaria de parabenizar a EPR pela transparência, competência e pelas entregas feitas nos 100 primeiros dias”, salientou Queiroz.
As primeiras avaliações após a conclusão das obras previstas nesta etapa, no meio de novembro, registram redução significativa das fatalidades. Entre as ações realizadas destacam-se o ordenamento do tráfego, nova iluminação LED, pavimentação sustentável e sinalização reforçada no Trevo de Moeda; a requalificação do pavimento, revitalização da sinalização e instalação de dispositivos de segurança na Curva da Celinha; e as melhorias no Trevo do Paulo VI, com ajustes estruturais e nova sinalização, em Conselheiro Lafaiete e Barbacena.
Segundo o presidente da concessionária EPR Via Mineira, Eric Almeida, desde a assinatura do contrato, a gestão vem sendo integrativa e transparente, envolvendo todas as entidades que representam a sociedade civil, órgãos públicos, empresas, ANTT e todos que fazem parte do ecossistema. “Estaremos constantemente ouvindo todos os nossos públicos e apresentaremos, de forma periódica, os avanços que estamos realizando na rodovia”, destacou Almeida.
Neste início de sua atuação, foram prestados 7.825 atendimentos emergenciais ao longo dos 232 quilômetros de concessão. Entre os incidentes mais comuns foram 3.925 atendimentos à panes mecânicas, além do combate direto a 166 focos de incêndio.