ANTT altera Metodologia do Piso Mínimo de Frete


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no DOU, de 19/01/2024, a Resolução 6.034/2024, com o aprimoramento da Resolução 5.867/2020, que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas - PNPM-TRC.

A Resolução definiu que coeficientes dos pisos mínimos de frete para todas as especificações definidas de cargas serão reajustados pela ANTT sempre que houver oscilação, positiva ou negativa, superior a 5% (cinco por cento) no indicador de preço médio ao consumidor do óleo diesel (S10) no Brasil disponibilizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), anteriormente esta oscilação era de 10%.

Alterou ainda a metodologia de cálculo do custo de remuneração do capital do veículo automotor de carga, do custo de remuneração do implemento rodoviário e do custo de mão de obra de motorista.

Por fim, altera o Anexo II, da Resolução nº 5867/2020, que estabelece os coeficientes de pisos mínimos de transporte rodoviário de carga.

A CNT fez uma série de contribuições a essa revisão, em especial quanto aos custos do implemento rodoviário e da remuneração do motorista.