Antônio Cândido de Lima – 70 anos de transporte


 

Antônio Cândido de Lima, 87 anos, é o fundador da Expresso Alvorada, empresa criada em 1961 que tem sede em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Mas a vida de Antônio no setor começou bem antes, ainda na juventude. Hoje, ele celebra 70 anos de transporte vividos com muita garra, determinação e dignidade, valores que fazem parte da cultura da empresa. “Já temos a terceira geração trabalhando conosco. Não podemos parar e damos o exemplo”, afirma.

Mesmo com a gestão dos negócios nas mãos dos seus quatro filhos – José Geraldo, Wenderson, Warlon e Júnior - Antônio faz questão de chegar todos os dias às seis horas da manhã na empresa. Sua presença é garantia de respeito, esteio para os familiares e funcionários e preservação dos valores da empresa. “Sou um “resolvedor” de problemas”, conta.

 

Construção de Brasília – um sonho realizado com muito trabalho

Suas histórias nas estradas e no transporte remontam à criação de Brasília, quando levava material para sua construção, principalmente ferragens e cimento, como um verdadeiro desbravador. “Para chegar até o planalto com o caminhão carregado levávamos tábuas que eram colocadas e retiradas repetidamente à medida que o caminhão passava, como um suporte. O lugar onde está o Palácio da Alvorada era um verdadeiro pântano”, recorda.

 

Sob pontes e viadutos

Foram muitas pontes e viadutos cujos materiais foram transportados por Antônio e a Expresso Alvorada. O famoso Viaduto das Almas, na BR-040, uma obra de arte admirável, está entre elas. “Meu nome está na placa sob o viaduto”, destaca.

O empresário trabalhou para várias construtoras e recorda o rigor na prestação de contas. “Era conferido pino por pino, sem roubo”, conta.

Em uma mensagem para todos os desbravadores das estradas no Dia do Transportador, Antônio destaca a ética para um futuro promissor. “É preciso estar atento ao trabalho para construir um futuro melhor e ânimo para desenvolver um bom serviço com dignidade”, finaliza.

 

antonio