Ações de enfrentamento ao roubo de cargas
O roubo de cargas, há mais de três décadas, é um dos problemas mais sérios enfrentados pelos transportadores. O combate a esse crime reúne esforços constantes das entidades representativas do setor junto aos governos estadual, federal e Congresso Nacional.
No entanto, as entidades também agem junto aos transportadores, empresas de monitoramento e segurança e em um relacionamento produtivo com as polícias responsáveis por investigar e repreender esse crime.
Em Minas Gerais, a Fetcemg mantém um convênio com a polícia para dar apoio operacional à Delegacia de Especializada de Repressão, Furto, Roubo e Desvio de Cargas. A entidade, por meio de suas ações, conseguiu criar no estado uma delegacia especializada em roubo de cargas, sendo pioneira neste quesito.
Recentemente, está trabalhando com um grupo de outras entidades para reformar as novas instalações da delegacia e, assim, garantir melhores condições de trabalho à equipe em Minas Gerais.
Na semana passada, o assessor de segurança da entidade, Ivanildo dos Santos, e o consultor Luciano Medrado, participaram de reunião de ajustes para a organização das doações, e contratos com construtoras para a execução da reforma.
Ivanildo informou que das sete empresas convidadas a participar do processo de execução das obras, foram analisados três orçamentos finalistas, sendo escolhida a UPTEC que apresentou os melhores preços e condições técnicas. “Alguns ajustes serão feitos no contrato que seguirão para assinatura”, disse ele.
As novas instalações ficam próximas ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), nas imediações da Avenida Teresa Cristina, em Belo Horizonte.