A partir da próxima quarta-feira (19) rotativo passa a valer em toda BH
O Rotativo Digital para Carga e Descarga passa a valer para toda a cidade de Belo Horizonte a partir da próxima quarta-feira, dia 19. Ao estacionar nessas vagas, o motorista deverá fazer a ativação em um dos aplicativos de Rotativo Digital disponíveis.
A utilização dos aplicativos do sistema rotativo digital é exigida das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. O horário de uso e o tempo de permanência constam nas placas de regulamentação das vagas de carga e descarga.
Como usar o Rotativo Digital nas vagas de Carga e Descarga
Baixe um dos aplicativos credenciados (confira a lista) e faça o cadastro. Ao cadastrar o veículo do tipo “carga e descarga”, o usuário já está apto para ativar o rotativo. Caso não tenha o app e precise estacionar, procure uma banca ou demais postos de venda na capital e faça checking gratuito da vaga. (confira no mapa abaixo os locais onde você pode fazer o checking)
Na página da BHTrans, estão disponíveis informações sobre o Rotativo Digital e também as regras de circulação de carga e descarga da capital.
Vagas
São 2.656 vagas de carga e descarga rotativas da capital (em 770 áreas) que vão viabilizar 36.387 oportunidades de estacionamento por dia, quando respeitada a permanência de uma hora. A média de permanência nas vagas de carga e descarga na capital é de 35 minutos.
Rotativo digital para vagas de carga e descarga
» Como
Motoristas precisam ativar o Rotativo usando aplicativos no próprio celular ou procurando os pontos credenciados, como bancas de revistas, para fazer a ativação. O período máximo de estacionamento na vaga é de uma hora e não é necessário pagar por isso.
» Multa
Aqueles que excederem o tempo ou não ativarem o rotativo estão sujeitos às penalidades do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, que estipula multa de R$ 195,23 e perda cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
» Tolerância
Segundo a BHTrans, a fiscalização passará a multar em julho.
É possível estacionar sem usar o APP?
De acordo com a BHtrans, sim. Mas é preciso que o motorista procure um dos postos de venda de rotativo na capital, como nas bancas de jornais e revistas por exemplo, e solicite que o vendedor faça o cheking na vaga com base nos dados fornecidos. E atenção: o motorista não paga nada por isso.
Ainda assim, o Setcemg reforça a importância de você ter o aplicativo instalado no celular. Isso porque os postos estão concentrados na região Centro-Sul da capital e, nem sempre, estão próximos de uma vaga de carga e descarga.
Clique aqui e confira os pontos onde é possível fazer checking sem utilizar o aplicativo: