91% das obras no Rodoanel Leste (SP) já estão concluídas, diz SPMar
A concessionária SPMar, responsável pela construção do Trecho Leste do Rodoanel, informou que mais de 91% das obras do terceiro segmento do anel viário estão concluídas. A primeira parte da alça Leste, que conecta a interligação do setor Sul, em Mauá, com a Rodovia Ayrton Senna, em Itaquaquecetuba, foi entregue no início de julho. O projeto original previa que todo o empreendimento – até a Via Dutra – fosse concluído até março do ano passado. Sem cumprir os prazos, a inauguração foi feita quatro meses depois, de forma parcial.
De acordo com a empresa, os cinco quilômetros restantes, entre as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra, devem ser entregues até março. Após o atraso inicial, a previsão era de que a conclusão acontecesse em setembro, mas, segundo a SPMar, “as aprovações dos projetos do entroncamento com a Rodovia Presidente Dutra pelas empresas responsáveis pela via só ocorreram em outubro”. A concessionária garante que mantém ritmo intenso de trabalho, com cerca de 500 colaboradores em atividade.
O atraso de 114 dias da primeira etapa resultou à empreiteira multa de, aproximadamente, R$ 54 milhões em julho, aplicadas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O órgão afirma que, de acordo com os prazos estabelecidos em contrato, o procedimento de sanção ainda está em fase de recursos, e a concessionária pode apresentar suas justificativas pelo não cumprimento do cronograma. “A outra multa (de setembro), de cerca de R$ 5 milhões, é referente a atrasos na entrega de projetos e novo atraso na conclusão da obra”, pontuou a Artesp, destacando que a SPMar já recebeu dezenas de notificações ao longo do processo de construção do segmento Leste, que resultaram em R$ 251 mil. Sobre o valor final da penalidade, a agência respondeu que ainda não concluiu os cálculos, o que deve ocorrer somente após a entrega do trecho.
O novo secretário de Logística e Transporte do Estado, Duarte Nogueira, empossado no cargo na tarde de ontem, disse que tomará “pé da situação” das obras finais do anel viário. “Ainda preciso ir atrás das informações, checar com a nossa equipe para ter um pouco mais de familiaridade com o que dispõem as cláusulas desses contratos e os prazos estabelecidos. Reunirei as informações necessárias, até para poder verificar onde é que a gente pode trabalhar para dar mais celeridade naquilo que já está definido pelas próprias questões contratuais”, disse.
A expectativa é que o trecho, quando totalmente concluído, receba 33 mil veículos por dia, sendo quase metade deles caminhões. O investimento é de R$ 3,2 bilhões.
Estado negocia recursos para desapropriações da Linha 18
Em reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o novo secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, solicitaram à União que assegure os recursos necessários para as desapropriações da Linha 18-Bronze do Metrô (Djalma Dutra – Tamanduateí), que ligará São Bernardo à Capital por meio de monotrilho. A estimativa é de que seja necessário montante na ordem de R$ 400 milhões para essa finalidade.”
“Hoje (ontem), tivemos uma reunião com o ministro Kassab para assegurar recursos da União para que a gente possa pagar as desapropriações. Até o meio deste ano, pretendemos iniciar essa obra importante”, previu Pelissioni, durante cerimônia de transmissão de seu cargo anterior – titular da Pasta de Logística e Transportes – ao deputado federal Duarte Nogueira.
O EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) prevê retirada de cerca de 200 mil metros quadrados de propriedades, divididas em 17 blocos.
Fonte: Diário do Grande ABC