3º Encontro do Vez & Voz oferece ao público uma dose extra de coragem


Em sua terceira edição, o Encontro do Vez & Voz, que aconteceu na tarde do dia 26, na sede do SETCESP, teve por tema principal ‘Coragem para crescer’. A ideia proposta pelo evento foi de incentivar mulheres a crescerem em suas carreiras, enfrentando seus medos e inseguranças.

Após a premiação, o evento teve o seu auge ao receber a banda ‘As Valquírias’, com instrumentos de percussão, cantando a música ‘Coragem’ do cantor e compositor Diogo Nogueira. A música pôs todos para dançar e cantar e despertou as emoções do que seguiria.

Amanda Oliveira, empreendedora social e fundadora da nação Valquírias, veio na sequência para palestrar e contar sobre sua história de coragem e superação.

Ela quase morreu quando tinha 3 meses em um acidente doméstico. Cresceu em uma favela e viu sua vida mudar após ser atendida por um projeto social e decidiu criar a instituição, que homenageia sua professora de música Valquíria, para impactar o maior número de pessoas possível.

“Nada é mais poderoso quando um grupo de mulheres se junta para fazer algo. Arquitetaram por muito tempo que nós ficássemos separadas, porque unidas somos imbatíveis. O nosso sucesso está atrelado à colaboração” falou Amanda.

A empreendedora destacou a dificuldade das profissionais em aceitar o reconhecimento por suas próprias conquistas, defendendo que o bom senso já é algo intrínseco na mulher. “Você não pode esquecer de que ‘se achar’ é o exercício de encontrar. Não tem nada de errado em brilhar. Tem gente que faz para aparecer, tem gente que aparece porque faz”.

Amanda falou em abrir portas para as novas gerações a fim de se construir uma sociedade mais justa e igualitária, que é importante a renda estar na mão das mulheres porque são elas que fazem chegar às crianças.

“Nós não estamos acostumadas a ter projeção. Ver hoje aqui mulheres subirem ao palco para receber seus troféus pelo desempenho de suas organizações é um ato de coragem” disse.

Ela ainda perguntou ao público: “Quem era você antes dos seus traumas? As cicatrizes servem só para te lembrar que você é mais forte do que aquilo que te feriu.  Sua história é o seu maior patrimônio”.

Uma homenagem merecida

O final do 3º Encontro do Vez & Voz foi marcado por uma homenagem feita pela equipe do SETCESP à Ana Jarrouge, presidente executiva da entidade e idealizadora do movimento Vez & Voz.

Relatos emocionantes de sua trajetória pessoal e profissional foram lidos por Camila Florencio, gerente de comunicação e coordenadora do Vez & Voz. “Você não quer e não gosta de andar sozinha, estamos crescendo sob a sua liderança. Ana, hoje queremos te encorajar a não desistir de nos liderar”, discorreu Florencio.

“Sou muito grata pelas pessoas que acreditam nos meus ideais. Eu me entrego de corpo e alma por esse trabalho. Só vamos parar quando transformarmos o TRC em um lugar inclusivo, igualitário e diverso”, discursou Ana, bastante comovida.

Para celebrar tantos acontecimentos em um dia tão grandioso, o público brindou comemorando junto em um happy hour a realização e o sucesso do 3º Encontro do Vez & Voz.