25 empresas farão estudo de viabilidade de rodovias


O Ministério dos Transportes informou ontem que 25 empresas manifestaram interesse em elaborar o estudo de viabilidade técnica e econômica para as novas concessões de rodovias, anunciadas no fim de janeiro pela presidente Dilma Rousseff. Na lista de concessões está o projeto para os novos contratos da ponte Rio-Niterói (BR-101/RJ), já que o atual não será renovado, e de outros quatro trechos de rodovias que passarão a ser administrados pela iniciativa privada. Em geral, as empresas oficializaram o interesse por fazer os estudos de mais de uma concessão. São elas: Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), EcoRodovias, Queiroz Galvão, Invepar, Empresa Global de Projetos (EGP), Planos Engenharia, Carioca Christiani, Proficienter Construções, Odebrecht, Cowan, Saitec, Agis / Ferreira Guedes, Camter, Cetenco, Concresolo, Contern, Ecoplan /Skill, Encalso, Incorp, J. Malucelli, Sanches Tripoloni, Sul Catarinense e Triunfo. Um dos projetos de concessão envolve o trajeto de 976 quilômetros nas rodovias BR-163 e BR-230, entre a cidade Sinop (MT) e o Porto de Miritituba, em Itaituba (PA). Essa rodovia contou com o maior número de interessados em fazer os estudos, ao todo 21 empresas. O trecho de 703 quilômetros que passa pelas rodovias BR-364 e BR-060, ligando as cidades de Rondonópolis (MT) a Goiânia (GO), teve 20 empresas que se dispuseram a fazer os estudos. Esta concessão deve prever o aumento da capacidade de escoamento a partir da duplicação As novas concessões também vão abarcar o trecho de 439 quilômetros da BR-364, que vai da cidade de Jataí (GO) ao entroncamento com a BR-153, em Minas Gerais. O ministério registrou o interesse de 19 empresas para esta concessão. O quarto trecho de concessão tem trajeto que vai da cidade de Lapa (PR) até a divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conectando a BR-476 a outras três rodovias federais (BRs 153, 282 e 480). O trecho interessa a 18 empresas. A ponte Rio-Niterói atraiu 12 empresas interessadas em fazer os estudos para o novo contrato de concessão que vai prever investimentos ao longo dos 13,2 quilômetros que ligam o acesso à ponte em Niterói (RJ) ao entroncamento com a rodovia RJ-071, na Linha Vermelha. Segundo o ministério, boa parte das novas concessões vai priorizar o escoamento da safra agrícola da região Centro-Oeste. O prazo para manifestação de interesse pela elaboração dos estudos das novas concessões se encerrou no início desta semana. A maioria das empresas interessadas teve participação nos leilões realizados no ano passado. Reportagem do Valor da semana passada mostrou que o governo fez um apelo às grandes empreiteiras para que apresentassem estudos de viabilidade técnica e econômica das próximas concessões de rodovias, dado o incômodo com as acusações de favorecimento à EBP. Segundo relatos de fontes da iniciativa privada, o pedido teria sido feito pelo Ministério dos Transportes e pela Casa Civil. A elaboração quase que exclusiva de projetos de concessão pela EBP levantou questionamentos em auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Fonte: Valor Econômico, via NTC&Logística